Inclusão produtiva em foco: análise da aplicação da lei de aprendizagem entre 2009 e 2019 no Paraná e as potenciais contribuições das autoridades locais

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorDuenhas, Rogério Allon-
Autor(es): dc.contributorTonon, Leonardo-
Autor(es): dc.contributorBarzotto, Luciano da Costa-
Autor(es): dc.contributorDuenhas, Rogerio Allon-
Autor(es): dc.creatorSantos, Thiago Luiz de Oliveira da Silva-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:35:37Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:35:37Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-02-25-
Data de envio: dc.date.issued2021-02-25-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-12-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24402-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/656111-
Descrição: dc.descriptionEsta pesquisa analisa a aplicação da Lei de Aprendizagem (Lei Federal Nº 10.097/2000) entre os anos de 2009 e 2019, no Paraná, a partir de sínteses estatísticas extraídas da Relação Anual de Informações Sociais – RAIS. Objetiva-se investigar como esse mecanismo de inclusão produtiva tem sido apropriado pelos diversos setores econômicos da região, bem como de que forma as autoridades locais (estadual e municipal) tem contribuído para a sua difusão. De natureza aplicada, abordagem descritiva e método predominantemente quantitativo, a análise parte de um dado cenário já amplamente debatido pela literatura acadêmica mundial, a saber: a crônica e estrutural dificuldade encontrada por jovens para acessar o mercado de trabalho e sustentar sua permanência na escola. A partir disso, buscam-se âncoras teóricas nos campos da Sociologia do Trabalho e da Economia Comportamental para delinear um panorama sobre como parte da literatura enxerga as razões e os impactos deletérios do binômio “evasãodesemprego jovem” sobre a economia como um todo. Por fim, aplica-se ferramentas diagnósticas da análise de políticas públicas com base em evidências para, considerados histórico e contexto, avaliar o alcance do mecanismo de inclusão produtiva, assim como de que formas gestores e gestoras municipais podem colaborar com a sua eficácia. A hipótese é de que o potencial de absorção da mão-de-obra jovem, definido pela Lei (entre 5 e 15% dos vínculos celetistas ativos), não tem sido suficientemente explorado no conjunto da economia, o que ganha especial relevância dado o atual contexto da aguda crise econômica causada pela pandemia da Covid-19 e a consequente necessidade de promoção do emprego e distribuição de renda que, no caso dos jovens, pode se configurar em incentivos que atenuem as taxas de abandono/evasão escolar e suas consequências de médio e longo prazos.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherCuritiba-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherEspecialização em Gestão Pública Municipal-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem - Legislação - Paraná-
Palavras-chave: dc.subjectMercado de trabalho-
Palavras-chave: dc.subjectJovens - Emprego-
Palavras-chave: dc.subjectEvasão escolar-
Palavras-chave: dc.subjectLearning - Law and legislation - Paraná-
Palavras-chave: dc.subjectLabor market-
Palavras-chave: dc.subjectYouth - Employment-
Palavras-chave: dc.subjectDropouts-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA-
Título: dc.titleInclusão produtiva em foco: análise da aplicação da lei de aprendizagem entre 2009 e 2019 no Paraná e as potenciais contribuições das autoridades locais-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

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