Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Theodoro, Joseane Debora Peruço | - |
Autor(es): dc.contributor | Rambalducci, Marcos Jeronimo Goroski | - |
Autor(es): dc.contributor | Carvalho Junior, Orlando de | - |
Autor(es): dc.contributor | Theodoro, Joseane Debora Peruço | - |
Autor(es): dc.creator | Borges, Thais Caporal | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T21:35:35Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T21:35:35Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-12-01 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/12081 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/656106 | - |
Descrição: dc.description | With the upcoming needs for fast and cheap transportation, Brazil’s main transport option for both people and goods are through motorways. The main consequence is the increasing number of fossil-fuel vehicles that are directly related to the increase of atmospheric pollutants being released to the atmosphere. It is known that these pollutants are responsible for several environment and health problems. University’s are seeing as an institution that should bring answers to society’s problems, following its bases that includes spreading knowledge as well as managing its own activities impacts in the environment. Similar studies have shown that the community’s commuting trends to the universities are responsible for most of the CO2eq emissions. This being said, the main point of this project is to measure what are the university’s environmental externalities due to commuting trends. This project measured the impact through an environmental indicator called Carbon Footprint that allows the quantification of the impact, progress monitoring and validation of strategies to mitigate those impacts, all to a common goal that is to propagate knowledge to influence the community and decision makers regarding pro-environment behaviours. The main travel method and the distance commuter’s travel to the university was collected through a multiple choice online form and, with the emission factors collected from existing bibliography, the total emissions were 114.40 tons of CO2eq for the 278 (10,55%) individuals sampled and 1,084.32 tons of CO2eq when extrapolated for the total community for the 2nd semester of 2017. | - |
Descrição: dc.description | No sistema de transporte do país, com a necessidade de conexões rápidas e baratas, o sistema rodoviário é hoje, no Brasil, o principal meio de transporte de bens e pessoas e, com isso, há um incentivo na utilização de veículos motorizados. Uma das principais consequências no aumento do uso de veículos movidos à combustíveis fósseis é a poluição atmosférica, que traz malefícios para o meio ambiente e a saúde da população. As universidades devem proporcionar respostas aos problemas da sociedade, condizendo com aquele conhecimento que transmite, ou seja, além de educar a comunidade universitária deve também realizar a gestão dos impactos causados por suas atividades. Estudos similares concluíram que o transporte de indivíduos até a universidade é o fator que mais contribui para a emissão de CO2eq de uma instituição de ensino. Valendo-se dessas duas premissas, o presente trabalho busca mensurar o impacto ambiental causado pelas pessoas em seu deslocamento até a UTFPR – Campus Londrina. A quantificação deste impacto se deu por meio de um indicador denominado Pegada de Carbono que permite a mensuração, monitoramento do progresso e avaliação de estratégias de desenvolvimento para alcançar um objetivo, no caso, possibilitar o acesso da informação para a comunidade e para os tomadores de decisões. Por meio de formulário quantitativo composto principalmente por questões de múltipla escolha, foi possível estipular a distância de deslocamento diária dos indivíduos pertencentes à comunidade bem como o meio de transporte que utilizam para seu deslocamento e, com fatores de emissão da bibliografia, estimou-se um total de 114,40 toneladas de CO2eq para a amostra estudada (10,55%) e 1.084,34 toneladas de CO2eq para toda a comunidade no 2º semestre de 2017. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Londrina | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Engenharia ambiental | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gases do efeito estufa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ar - Poluição | - |
Palavras-chave: dc.subject | Desenvolvimento sustentável | - |
Palavras-chave: dc.subject | Transportes | - |
Palavras-chave: dc.subject | Greenhouse gases | - |
Palavras-chave: dc.subject | Air - Pollution | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sustainable development | - |
Palavras-chave: dc.subject | Transportation | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA SANITARIA | - |
Título: dc.title | Meios de transporte utilizados e a contribuição para a Pegada de Carbono da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus Londrina | - |
Título: dc.title | Federal University of Technology of Paraná - Campus Londrina commuting trends and the contribution to the university’s Carbon Footprint | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: