Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Pereira, Edimir Andrade | - |
Autor(es): dc.creator | Pizato, Everton | - |
Autor(es): dc.creator | Parzianello, Jorge Eraldo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T21:35:34Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T21:35:34Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2012-10-05 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14838 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/656100 | - |
Descrição: dc.description | This study aimed to evaluate the chemistry teaching laboratories of a municipality in the Southwest Region of Paraná. Initially was quantified schools that have the teaching laboratory. Following was created a script which items and how they would be evaluated. Among the items evaluated are the structure, reagents, glassware and security conditions among others. Noting the lack of literature on the subject, was taken as the base material developed by the Regional Chemistry (CRQ-IV), which served as supporting material to conduct the survey in laboratories. It was observed that the vast majority of schools of teaching laboratory has not, however, exhibit conditions that have to be used in practical classes. However almost all points liable to laboratories showed improvement, but the disorganization of some spaces is one of the most important factors is wanting. Another factor to be noted with some concern is the safety of students in these spaces, because many of them did not have essential safety items. | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho teve como propósito avaliar os laboratórios de ensino de química de um município da Região Sudoeste do Paraná. Inicialmente foi quantificado as escolas que possuem o laboratório de ensino. Na sequência foi criado um roteiro de quais itens e como seriam avaliados. Dentre os itens avaliados estão a estrutura, reagentes, vidrarias e condições de segurança dentre outros. Constatando a carência de literatura específica sobre o assunto, tomou-se como base o material elaborado pelo Conselho Regional de Química (CRQ-IV), que serviu como material de apoio para realizar a vistoria nos laboratórios. Foi observado que a grande maioria das escolas não possui laboratório de ensino, porém, as que possuem apresentam condições para serem utilizados em aulas praticas. Entretanto quase todos os laboratórios apresentaram pontos passiveis de melhoria, contudo a desorganização de alguns espaços é um dos fatores que mais deixa a desejar. Outro fator a ser observado com certa preocupação é a segurança dos alunos que frequentam esses espaços, pois vários deles não apresentaram itens essenciais de segurança. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Pato Branco | - |
Palavras-chave: dc.subject | Laboratórios de química | - |
Palavras-chave: dc.subject | Química - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino - Meios auxiliares | - |
Palavras-chave: dc.subject | Chemical laboratories | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teaching - Aids and devices | - |
Palavras-chave: dc.subject | Chemistry - Study and teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Licenciatura em Química | - |
Título: dc.title | Avaliação dos laboratórios de química das escolas estaduais em município da região sudoeste do Paraná | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: