Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Mendonça, Saraspathy Naidoo Terroso Gama de | - |
Autor(es): dc.contributor | Mendonça, Saraspathy Naidoo Terroso Gama de | - |
Autor(es): dc.contributor | Brandão, William Arthur Philip L Naidoo Terroso de Mendonça | - |
Autor(es): dc.contributor | Vincenzi, Silvana Ligia | - |
Autor(es): dc.creator | Lemos, Igor Lizo Limonti | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T21:35:33Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T21:35:33Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-08-31 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-08-31 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-09-26 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25864 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/656093 | - |
Descrição: dc.description | This bibliographic review work aims to analyze the influence of technology in science education and its interactions with the social, historical, school environment, academic labor market, and in the education of education professionals. The nature of this work was basic, as for the objectives was characterized as exploratory and case study. This study aims to clarify and exemplify the origin, functionalities and evolution of Communication TechnologiesICTs and Science, Technology and SocietyCTS, in the educational environment and their contributions in science, and how they can still help in the educational environment. Through the literature review, it was possible to approach the relationship between technology and science teaching evidenced in the National Curriculum Parameters and the Common National Curricular Base. There was also a reflection on the concept and history of technology in relation to education. This work pointed out the analogy of technologies and science with pedagogical practices, with teachers, students, the school, the labor market and the evolution of technology. By addressing the aforementioned topics, it is worth clarifying that technologies can be present in an updated and integrated way in science education when using videos, audios, images, projectors, internet, smartphones, notebooks, computers, tablets, and with their practices to promote an active and attractive education, motivating students and minimizing their difficulties, promoting interesting teaching, as well as stimulating critical thinking and preparing students to face the demands that the job market and life demand. | - |
Descrição: dc.description | O presente trabalho de revisão bibliográfica tem por objetivo analisar a influência da tecnologia no ensino de ciências e suas interações com o meio social, histórico, escolar, mercado de trabalho acadêmico, e na formação dos profissionais da educação. A natureza deste trabalho foi básica, quanto aos objetivos caracterizou-se como exploratória e estudo de caso. Este estudo almeja esclarecer e exemplificar a origem, funcionalidades e evolução das Tecnologias de Comunicação TICs e da Ciência, Tecnologia e Sociedade CTS, no meio educacional e suas contribuições na ciência, e como ainda podem ajudar no meio educacional. Através da revisão de literatura, foi possível a abordagem das relações da tecnologia com o ensino de ciências evidenciadas nos Parâmetros Curriculares Nacionais e da Base Nacional Comum Curricular. Houve também a reflexão sobre o conceito e a história da tecnologia com relação a educação. Este trabalho apontou a analogia das tecnologias e a ciência com as práticas pedagógicas, com os professores, os alunos, a escola, mercado de trabalho e evolução da tecnologia. Mediante a abordagem destes tópicos acima citados, compete esclarecer que as tecnologias podem estar presentes de forma atualizada e integrada no ensino de ciências ao utilizar vídeos, áudios, imagens, projetores, internet, smartphones, notebooks, computadores, tabletes, e com suas práticas fomentar de forma ativa uma educação atrativa e inovadora, motivar os alunos e minimizar as suas dificuldades, promovendo um ensino interessante, bem como estimular o senso crítico e preparar os discentes para enfrentarem as exigências que o mercado de trabalho e a vida demandarem. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Medianeira | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Ensino de Ciências | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia educacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciência - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estratégias de aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educational technology | - |
Palavras-chave: dc.subject | Science - Study and teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Learning strategies | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA | - |
Título: dc.title | A influência da tecnologia no ensino de ciências | - |
Título: dc.title | The influence of technology in science education | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: