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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Rodacki, Cintia de Lourdes Nahhas | - |
Autor(es): dc.contributor | Rodacki, Cintia de Lourdes Nahhas | - |
Autor(es): dc.contributor | Stadnik, Adriana Maria Wan | - |
Autor(es): dc.contributor | Kuhn, Daniela Isabel | - |
Autor(es): dc.creator | Cordeiro, Fabiana David | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T21:35:33Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T21:35:33Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-11-13 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7913 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/656092 | - |
Descrição: dc.description | The sedentarism reflects directly in a society more and more obese and prone to develop chronic degenerative diseases. However, currently the population has the possibility to choose a series of physical activities, with the objective of maintaining health and quality of life. Among the various activities offered in gymnastics academies is Zumba, considered a dance that combine that various Latin and international rhythms, such as merengue, salsa, cumbia and reggaeton. For being a recent activity, the effects of Zumba on the quality of life of its practitioners is not yet well explained. Thus, the objective of the study is to verify the influence of the Zumba Activity on the quality of life of the practitioners. The research is characterized as a pre-experimental design with pre and post-test of a specific group of 20 women, between 18 and 45 years old, who will participate voluntarily for 4 months (28 sessions) of Zumba classes of 45 minutes each one, 2 times a week. The WHOQOLbref questionnaire will be used, with issues related to self-evaluation about individual quality of live and and questions divided concerning at the four WHOQOL-100 fields: physical, psychological, socials relationships and environment. The information obtained through the questionnaire will be collected in two stages, the first, at the beginning of the Zumba practice and the second, four months after of class, aiming to identify how this practice would have interfered in the practioner's lives. The results show that significant differences were observed just in the social area, this is due to the dynamism of the classes, which allowed the practitioners socialize more each other during the activities, making herselves safest and confidents among the others. It is concluded that the Zumba covers all the requirements for a better quality of life for all, regardless of the skill level of the practitioners, makes them more active and healthy. For those who want to run away of the monotonous and sedentary life, the Zumba shows up like an activity par excellence, since it may give a life more pleasurable and healthy to them. | - |
Descrição: dc.description | O sedentarismo reflete diretamente em uma sociedade cada vez mais obesa e propensa a desenvolver doenças crônicas degenerativas. Porém, atualmente, a população tem a possibilidade de escolher uma série de atividades físicas, com o objetivo da manutenção da saúde e da qualidade de vida. Dentre as várias atividades ofertadas nas academias de ginástica está a Zumba, considerada uma dança que combina vários ritmos latinos e internacionais, como o merengue, salsa, cumbia, reggaeton entre outros. Por ser uma atividade recente, os efeitos da Zumba sobre a saúde de seus praticantes ainda não são bem elucidados. Desta forma, o objetivo do estudo foi verificar a influência da atividade Zumba no nível de qualidade de vida das praticantes. A pesquisa se caracteriza como um delineamento pré-experimental com pré e pós-teste de um grupo específico, de 14 mulheres, com idades entre 23 e 76 anos, que participaram voluntariamente durante 4 meses (28 sessões) das aulas de 45 minutos, 2 vezes por semana de Zumba. Foram aplicados, também, o questionário WHOQOL- bref, com questões relacionadas à autoavaliação da qualidade de vida e questões divididas referentes aos quatro domínios do WHOQOL-100: físico, psicológico, relações sociais e meio ambiente. As informações obtidas por meio do questionário foram coletadas em duas etapas, a primeira no início da prática da Zumba e a segunda logo após quatro meses de aula, a fim de identificar como essa prática interferiu na vida das praticantes. Os resultados mostram que diferenças significativas foram observadas somente no domínio social, devido as aulas serem dinâmicas e permitirem às alunas a se socializarem mais umas com as outras e durante a atividade possibilitou mais segurança, confiança, entre outros. Conclui-se que a Zumba abrange todos os requisitos para uma melhor qualidade de vida para todos, independentemente do nível de habilidade dos praticantes, torna-os mais ativos e saudáveis. Para aqueles que querem fugir de uma vida monótona e sedentária, a Zumba se figura como uma atividade por excelência, uma vez que pode lhes proporcionar uma vida mais prazerosa e saudável. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Bacharelado em Educação Física | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Exercícios físicos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Exercícios aeróbicos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Qualidade de vida | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mulheres | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação física | - |
Palavras-chave: dc.subject | Exercise | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aerobic exercises | - |
Palavras-chave: dc.subject | Quality of life | - |
Palavras-chave: dc.subject | Women | - |
Palavras-chave: dc.subject | Physical education and training | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA | - |
Título: dc.title | A influência da atividade aeróbica Zumba na qualidade de vida de seus praticantes | - |
Título: dc.title | The influency of aerobics activy Zumba in the quality of life of its practitioners | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
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