Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Bortoli, Marlene Magnoni | - |
Autor(es): dc.contributor | Bortoli, Marlene Magnoni | - |
Autor(es): dc.contributor | Gomes, Eliane Rodrigues dos Santos | - |
Autor(es): dc.contributor | Storck, Sandra | - |
Autor(es): dc.creator | Santos, Diego Marlon | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T21:35:32Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T21:35:32Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-24 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-24 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014-10-18 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22546 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/656086 | - |
Descrição: dc.description | This work had as a theme environmental education in chemistry teaching, it was developed an exploratory study with qualitative approach, a survey being conducted with the application of questionnaires to a group of sixty students of the third year of high school in a public school in the city of Paranavaí State of Parana. It was Highlighted the importance of environmental education in chemistry teaching, it was analyzed the different points of view of students regarding environmental issues and pointing out the main problems related to the understanding of environmental education. Environmental issues are topics of discussion that are of interest to society, so it is observed that few educational practices in relation to environmental issues are highlighted within the public schools.This research can really show what students understand about environmental education and the importance of biofuels to the environment, it was also emphasized the student’s attitudes and understanding of environmental problems. It was evident that environmental education should be worked as content in chemistry classes, being transmitted in practice and contextualized way. It is necessary that various subjects can be treated in school continuously for students to become committed citizens looking for solutions for a better quality of human life. | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho teve como temática educação ambiental no ensino de química, foi desenvolvido um estudo exploratório com abordagem qualitativa, sendo realizado um levantamento com a aplicação de questionários para um grupo de sessenta alunos do terceiro ano do ensino médio de uma escola pública do município de Paranavaí, PR. Destacou-se a importância da educação ambiental no ensino de química, analisou-se os diferentes pontos de vista dos alunos com relação às questões ambientais e apontando os principais problemas relacionados à compreensão da educação ambiental. As questões ambientais são temas de discussão que interessam à sociedade, assim observa-se que poucas práticas educacionais em relação às questões ambientais são evidenciadas dentro das escolas públicas. A presente pesquisa pode mostrar o que realmente os alunos compreendem sobre educação ambiental e a importância dos biocombustíveis para o meio ambiente, destacou-se também as atitudes dos alunos e a compreensão dos problemas ambientais. Ficou evidenciado que a educação ambiental deve ser trabalhada nos conteúdos de química, sendo transmitida de maneira prática e contextualizada, é preciso que diversos assuntos possam ser tratados na escola de forma contínua para que os alunos se tornem cidadãos comprometidos com a busca de soluções para uma melhor qualidade de vida humana. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Medianeira | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Gestão Ambiental em Municípios | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ambiente escolar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Qualidade de vida | - |
Palavras-chave: dc.subject | School environment | - |
Palavras-chave: dc.subject | Quality of life | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::ENGENHARIAS | - |
Título: dc.title | Diagnóstico sobre a prática da educação ambiental no ensino de química numa escola pública no município de Paranavaí, PR | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: