Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Faria, Rubens Alexandre de | - |
Autor(es): dc.contributor | Borba, Gustavo Benvenutti | - |
Autor(es): dc.contributor | Fonseca, Keiko Verônica Ono | - |
Autor(es): dc.contributor | Friedmann, Raul Marques Pereira | - |
Autor(es): dc.creator | Alberton, Bianca Alessandra Visineski | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T21:35:21Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T21:35:21Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-12-12 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8133 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/656014 | - |
Descrição: dc.description | In the last decade, the bicycle is gaining importance as a mean of transportation. However, there are still many accidents between cyclists and cars and one of the main causes is, according to the drivers, the lack of visibility of cyclists. Few bikes have brake light and cyclists use the hands to signal when they are going to turn in the next street. Thus, the cyclists visibility can be increased by using a light system capable of alerting drivers to bike movements, such as braking and turning. Therefore, the main goal of this project is to develop a system capable of detecting when the bycicle is braking as well as the rider’s intention of turning. In order to draw the attention of other drivers, the system will be installed in the helmet or the in the rider’s backpack. For this purpose, I used the ATMEGA168PA microcontroller, which read and process accelerometer and gyroscope data provided by the MPU6050 module to detect the rider’s movements. Seven LEDs arranged in a hexagonal format send the lighting signals of breaking and turning. The system is powered by a Li-Po battery with a capacity of 3.7 V and 240 mAh. After applying techniques to reduce energy consumption in hardware and firmware, the prototype was able to work during 18 hours. With regard to the lighting signals, the prototype presents better visibility at night, when is possible to see the brake signal at up to 40 m from the rider. | - |
Descrição: dc.description | A bicicleta está ganhando destaque como meio de transporte no Brasil nesta última década. Entretanto, ainda ocorrem muitos acidentes entre ciclistas e automóveis. Uma das principais causas alegadas pelos motoristas é a falta de visibilidade dos ciclistas. Poucas bicicletas possuem luz de freio e a sinalização de manobras de conversão é realizada por meio das mãos. Assim, a utilização de um sistema de luzes capaz de alertar os motoristas para as mudanças no movimento da bicicleta, como a frenagem e a intenção do ciclista de próxima rua, irá aumentar a sua visibilidade. Portanto, o objetivo deste trabalho é desenvolver um sistema capaz de detectar e sinalizar a frenagem da bicicleta, bem como a intenção do ciclista de executar a manobra de conversão. De modo a chamar mais a atenção dos outros condutores, o sistema será instalado no capacete ou na mochila do ciclista. Para tanto foi empregado o microcontrolador ATMEGA168PA, o qual utilizará os dados do acelerômetro e do giroscópio fornecidos pelo módulo MPU6050 para perceber os movimentos do ciclista. O aviso luminoso é emitido por meio de sete LEDs de alto brilho dispostos em formato hexagonal. O sistema é alimentado por uma bateria Li-Po capaz de fornecer 3,7 V e 240 mAh. Após aplicar técnicas de redução de consumo de energia no hardware e firmware, o protótipo apresentou 18 h de autonomia da bateria. Com relação aos avisos luminosos, verificou-se que o protótipo apresenta melhor visibilidade no período noturno, no qual é possível enxergar o aviso de frenagem à distâncias de até 40 m do ciclista. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Graduação em Engenharia de Computação | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | restrictAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Bicicletas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciclistas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sistemas embarcados (Computadores) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Trânsito urbano | - |
Palavras-chave: dc.subject | Computação Bicycles | - |
Palavras-chave: dc.subject | Bicycles | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cyclists | - |
Palavras-chave: dc.subject | Embedded computer systems | - |
Palavras-chave: dc.subject | City traffic | - |
Palavras-chave: dc.subject | Computação | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO | - |
Título: dc.title | Protótipo de um sistema para sinalização de mudança de movimento em bicicletas | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: