O brincar na educação infantil

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBatista, Flóida Moura Rocha Carlesso-
Autor(es): dc.contributorBatista, Flóida Moura Rocha Carlesso-
Autor(es): dc.contributorBatista, Flóida Moura Rocha Carlesso-
Autor(es): dc.contributorBatista, Flóida Moura Rocha Carlesso-
Autor(es): dc.creatorFreitas, Roseli Dias Gonçalves de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:35:19Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:35:19Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-23-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-23-
Data de envio: dc.date.issued2015-12-08-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20582-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/656000-
Descrição: dc.descriptionDesde o nascimento a criança está em desenvolvimento por tudo que a cerca, e para se desenvolver precisar interagir com o mundo, ou seja, brincar. Com o objetivo de demonstrar a importância da brincadeira para com crianças de 0 a 4 anos nos momentos lúdicos proporcionados, este tema foi escolhido devido à necessidade de estudar um pouco mais este universo do brincar. Este estudo foi desenvolvido por meio de pesquisa bibliográfica sobre o assunto baseado em diversas publicações, pesquisando-se vários autores, teses e dissertações sobre o tema proposto; e para aprofundar o estudo foi realizado um questionário, com questões abertas e específicas sobre o tema, aos professores para levantamento de dados. A brincadeira é muito mais do que uma prática pedagógica, está intrínseca no desenvolvimento infantil e se desenvolve por meio dos momentos que são proporcionados ludicamente. Antigamente as crianças tinham mais espaço, mais tempo e liberdade para brincar e criar brincadeiras, atualmente nossas crianças não sabem mais o que é brincar, os jogos e brincadeiras tradicionais foram substituídos pelos jogos eletrônicos e a influência destes é imensa sobre nossas crianças. Assim, é necessário que a escola compreenda a significação de aprendizagem buscando facilitar o desenvolvimento da criatividade e, proporcionar situações de cuidar, brincar bem como aprender por meio da orientação do professor, desenvolvendo assim todas as capacidades infantis e o pleno acesso ao conhecimento social e cultural de sua respectiva realidade. Constatou-se com este estudo que o brincar precisa ganhar um espaço maior nos currículos de educação infantil com planejamento de suas práticas. Procurei mostrar com a pesquisa bibliográfica e com a aplicação do questionário a importância do brincar no desenvolvimento integral da criança. E cabe a nós professores buscar a recuperação destes momentos significativos por meio da ludicidade, sendo possível assim a aprendizagem.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherMedianeira-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherEducação: Métodos e Técnicas de Ensino-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectCrianças - Desenvolvimento-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectCriatividade em crianças-
Palavras-chave: dc.subjectChild development-
Palavras-chave: dc.subjectLearning-
Palavras-chave: dc.subjectCreative ability in children-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO-
Título: dc.titleO brincar na educação infantil-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.