Abordagem centrada no aluno: contribuições da psicologia e da ludoterapia na aprendizagem escolar

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBerghauser, Neron Alipio Cortes-
Autor(es): dc.contributorBerghauser, Neron Alipio Cortes-
Autor(es): dc.contributorScherpinski, Neusa Idick-
Autor(es): dc.contributorGómez, Magela Reny Fonticiella-
Autor(es): dc.contributorBortoli, Marlene Magnoni-
Autor(es): dc.creatorPezzoti, Janaína Franciele-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:35:15Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:35:15Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-23-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-23-
Data de envio: dc.date.issued2018-06-15-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20653-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/655981-
Descrição: dc.descriptionThis work had as its theme the contribution of psychology and play therapy in the educational sector, highlighting techniques and effective methods of the studentcentered approach, Carl Rogers’s humanistic theory of psychology in the teachinglearning process. This practice of looking at the individual as a whole in his or her school context requires that we know all the environments in which the child is inserted, as a way of understanding learning difficulties, and are free from judgments. In relation to school failure, most of the time responsibility is imposed only on the student, being at school accompanied by judgments regarding the child’s learning. In order to do this, the school needs to look at being centered in the student, and to obtain the teacher the facilitating attitudes raised by Rogers in his study of Humanistic Psychology, being this authentic teacher in the relation with the student, accepting unconditionally the child, accepting their difficulties and put themselves in the other’s place in the interactional relationship. One practice that contributes to the strengthening of the teaching-learning process is playfulness, in which play is considered a space for interaction between the child and his social environment, allowing the expression to happen more easily in relation to his feelings, anguish, facilitating the understanding of the teaching-learning process, being a practice considered enriching in the work with children in development. There is still a great resistance to the playful in the educational sector, and the teacher does not have a fixed idea of what the relationship between the child’s learning and the play is, and what this practice contributes to.-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho teve como temática a contribuição da psicologia e do ludo terapia no setor educacional, evidenciando técnicas e métodos eficazes da abordagem centrada no aluno, teoria da Psicologia humanista de Carl Rogers no processo ensino-aprendizagem. Essa prática de olhar o indivíduo como um todo em seu contexto escolar, exija que conheçamos todos os ambientes em que a criança esteja inserida, como uma maneira de compreendermos as dificuldades de aprendizagem, estando isentas de julgamentos. Em relação ao fracasso escolar, na maioria das vezes a responsabilidade é imposta somente no aluno, estando à escola acompanhada de julgamentos em relação ao aprender da criança. Para isso a escola necessita desempenhar o seu olhar em estar centrada no aluno, e obter o professor as atitudes facilitadoras levantadas por Rogers em seu estudo da Psicologia Humanista, sendo este professor autêntico na relação com o aluno, acolher de modo incondicional a criança, aceitando as suas dificuldades e se colocar no lugar do outro na relação interacional. Uma prática que contribui para o fortalecimento do processo ensino-aprendizagem é a ludicidade, em que o brincar é considerado um espaço de interação da criança com o seu meio social, permitindo que a expressão aconteça com mais facilidade em relação aos seus sentimentos, angústias, facilitando na compreensão do processo ensino-aprendizagem, sendo esta uma prática considerada enriquecedora no trabalho com crianças em desenvolvimento. Ainda se tem uma resistência muito grande em relação ao lúdico no setor educacional, não tendo o professor uma ideia fixa do que vem a ser a relação da aprendizagem da criança com o lúdico e o que essa prática venha contribuir.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherMedianeira-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherEducação: Métodos e Técnicas de Ensino-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem ativa-
Palavras-chave: dc.subjectEstratégias de aprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectAtividades criativas na sala de aula-
Palavras-chave: dc.subjectActive learning-
Palavras-chave: dc.subjectLearning strategies-
Palavras-chave: dc.subjectCreative activities and seat work-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO-
Título: dc.titleAbordagem centrada no aluno: contribuições da psicologia e da ludoterapia na aprendizagem escolar-
Título: dc.titleStudent-centered approach: contributions of psychology and play therapy in school learning-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

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