Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Camilo, Suseli Cristiane Alves | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T21:35:05Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T21:35:05Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-11-09 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-11-09 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3555 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/655924 | - |
Descrição: dc.description | A presente comunicação de pesquisa tem como objetivo uma análise inicial do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI). Este programa será estudado como uma etapa no contexto de reforma nas universidades federais brasileiras, pensada desde meados dos anos 1980 e implementada, sobretudo, ao longo dos governos FHC (1995-2002) e Lula (2003-2010). Na proposta do REUNI, a indução da inovação curricular nos cursos de graduação era o elemento invariante de maior relevância. A título de exemplo, a proposta de implantação dos Bacharelados Interdisciplinares, objetivando a democratização do acesso à universidade e evitando a especialização precoce dos graduandos, era incentivada pelo programa. Embora seja importante a reflexão sobre a inovação curricular para a universidade pública, nossa intenção aqui será compreender como, na prática, esse processo tem apresentado diversos graus de dificuldades para que a universidade pública federal se mantenha autônoma. Setores externos à instituição, principalmente os governos e o mercado econômico, em níveis local e global, têm cada vez mais poder na definição dos rumos da universidade. As reflexões sobre essa problemática serão conduzidas pelos pressupostos teórico-metodológicos de Pierre Bourdieu e da história dos conceitos de Reinhart Koselleck. Os resultados pretendem uma compreensão do REUNI como uma política pública implementada no campo das universidades públicas federais, entendido como um espaço de articulação entre relações sociais e suas representações numa dada historicidade, de maneira a captar a complexidade do objeto de pesquisa e contribuir com as reflexões sobre a universidade pública brasileira. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Londrina | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Relação: dc.relation | Encontro Regional de História: 1964-2014: 50 anos do Golpe Militar no Brasil | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Reforma universitária | - |
Palavras-chave: dc.subject | Política pública | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino superior - História | - |
Palavras-chave: dc.subject | Universidades e faculdades públicas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Public policy | - |
Palavras-chave: dc.subject | Higher education - History | - |
Palavras-chave: dc.subject | Public universities and colleges | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::POLITICA EDUCACIONAL | - |
Título: dc.title | A reforma nas universidades federais brasileiras e a representação cultural do tempo histórico: uma análise do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI) - 2008-2012 | - |
Tipo de arquivo: dc.type | aula digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: