Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Barbeta, Claudia de Faria | - |
Autor(es): dc.contributor | Barbeta, Claudia de Faria | - |
Autor(es): dc.contributor | Trevisan, André Luis | - |
Autor(es): dc.contributor | Silva, Karina Alessandra Pessoa da | - |
Autor(es): dc.creator | Mendonça, Rosemeire Casatte | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T21:35:05Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T21:35:05Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-06-30 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20331 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/655922 | - |
Descrição: dc.description | The present work was sketched from theoretical studies related to the use of the game in the teaching-learning process of mathematics. A priori was analyzed the term game and the types of existing games, and the importance of this methodological resource in the classes of mathematics. Next, a theoretical framework was developed for the elaboration of a work project with games. That outlined the possible didactic-pedagogical applicability of this resource. Finally, a field research was carried out with the students of the High School in order to verify the lags in the area of mathematics and the probabilities of pedagogic interventions, and how these interferences contribute to the learning of the mathematical concepts in the game situation. | - |
Descrição: dc.description | O presente trabalho foi esquematizado a partir de estudos teóricos relacionados à utilização do jogo no processo ensino-aprendizagem da matemática. A priori analisou-se o termo jogo e os tipos de jogos existentes, e a importância deste recurso metodológico nas aulas de matemática. Em seguida com base em um referencial teórico, foi elaborado um projeto de trabalho com jogos, que delineou as possíveis aplicabilidades didático-pedagógicas deste recurso. Por fim realizou-se uma pesquisa de campo com os alunos do Ensino Fundamental a fim de corrigir as defasagens na área de matemática como possibilidades de intervenções pedagógicas, e como tais ingerências contribuem para o aprendizado dos conceitos matemáticos na situação de jogo. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Londrina | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Educação Matemática e Ciências | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Jogos no ensino de matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino - Metodologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Matemática (Ensino fundamental) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Games in mathematics education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teaching - Methodology | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mathematics (Fundamental education) | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | - |
Título: dc.title | Aplicação de jogos matemáticos como recurso didático | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: