Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Santos Junior, Guataçara dos | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/5026078100746374 | - |
Autor(es): dc.contributor | Pereira, Rudolph dos Santos Gomes | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/3796193323524023 | - |
Autor(es): dc.contributor | Pereira, Patrícia Sandalo | - |
Autor(es): dc.contributor | Coelho Neto, João | - |
Autor(es): dc.contributor | Pinheiro, Nilcéia Aparecida Maciel | - |
Autor(es): dc.contributor | Silva, Sani de Carvalho Rutz da | - |
Autor(es): dc.contributor | Santos Junior, Guataçara dos | - |
Autor(es): dc.creator | Damin, Willian | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T21:35:00Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T21:35:00Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-08-16 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-08-16 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-07-10 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3341 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/655895 | - |
Descrição: dc.description | Acompanha: Proposta pedagógica para o ensino de estatística e probabilidade na formação inicial de professores de matemática | - |
Descrição: dc.description | This doctoral dissertation is linked to the Postgraduate Program in Teaching Science and Technology, at the Federal University of Technological - Paraná (UTFPR), attached to the research group Didactic Material for Probability and Statistics Teaching in Basic and Higher Education. The research presents an analysis about the contributions of the offer of a Project of Statistics Teaching in the initial formation of Mathematics teachers for the development of statistical skills and for the teaching practice. To achieve the proposed objective, was based on theoretical bases on the formation of Mathematics teachers, the national curricular guidelines for teacher training, the teaching knowledge and, the field of Statistics Education and the statistical skills. The methodological procedures adopted were based on the concepts of qualitative research. It has elaborated and implemented a statistics teaching project, consisting of Statistics and Probability tasks, reading and discussion of scientific articles, statistics research and the graduates were invited to elaborate a teaching activity. Participed in the project, 11 (eleven) graduates from a public university in the State of Paraná, Brazil, which lasted 36 (thirty-six) classes. As an instrument for data collection, we used the tasks of Statistics and Probability, the learning narratives and the reflective memorials. The analysis of the data collected was carried out in the light of the Discursive Textual Analysis theory that allowed the interpretation and understanding of the records produced by the participating graduating. Among some of the results found stand out: 1) The intrinsic relation of statistics competences with teaching and learning, since the project carried out allowed to identify the statistical skills as disciplinary knowledge; 2) The actions of the trainer can alter the relations of the graduating with the knowledge; 3) The discussion of the importance of the approximation and articulation between Hight Education and Basic Education; 4) The manifestation and development of the knowledges teaching the knowledge necessary for teaching. The development of the research allowed to elaborate a pedagogical proposal as educational product, that collaborates with the initial formation process of the graduating in Mathematics. | - |
Descrição: dc.description | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | - |
Descrição: dc.description | Esta tese está vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia (PPGECT), na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), atrelada ao grupo de pesquisa Material Didático para o Ensino de Probabilidade e Estatística na Educação Básica e Superior. A pesquisa apresenta uma análise sobre as contribuições da oferta de um Projeto de Ensino de Estatística na formação inicial de professores de Matemática para o desenvolvimento das competências estatísticas e para a prática docente. Para alcançar o objetivo proposto, pautou-se em bases teóricas sobre a formação de professores de Matemática, as diretrizes curriculares nacionais para a formação de professores, os saberes docentes e, o campo da Educação Estatística e as competências estatísticas. Os procedimentos metodológicos adotados foram pautados nos conceitos da pesquisa qualitativa. Foi elaborado e implementado um projeto de ensino de Estatística, composto por tarefas de Estatística e Probabilidade, leitura e discussão de artigos científicos, investigação e estatística e os licenciandos foram convidados a elaborarem uma atividade de ensino. Participaram do projeto, 11 (onze) licenciandos de uma universidade pública do Estado do Paraná, Brasil, com duração de 36 (trinta e seis) aulas. Como instrumento para coleta dos dados, utilizou-se as tarefas de Estatística e Probabilidade, as narrativas de aprendizagem e os memoriais reflexivos. A análise dos dados coletados foi realizada à luz da teoria da Análise Textual discursiva que permitiu a interpretação e compreensão dos registros produzidos pelos licenciandos participantes. Dentre alguns dos resultados encontrados, destaca-se: 1) A relação intrínseca das competências estatísticas com o ensino e aprendizagem, pois o projeto realizado permitiu identificar as competências estatísticas como saberes disciplinares; 2) As ações do formador podem alterar as relações dos licenciandos com o saber; 3) A discussão da importância da aproximação e articulação entre Ensino Superior e Educação Básica; 4) A manifestação e desenvolvimento dos saberes docentes saberes necessários à docência. O desenvolvimento da pesquisa proporcionou elaborar uma proposta pedagógica como um produto educacional, que colabore com o processo de formação inicial do licenciando em Matemática. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Ponta Grossa | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Professores - Formação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Professores de matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estatística - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Probabilidades - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Alfabetização matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teachers, Training of | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mathematics teachers | - |
Palavras-chave: dc.subject | Statistics - Study and teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Probabilities - Study and teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Numeracy | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino | - |
Título: dc.title | A educação estatística e a formação inicial de professores de matemática: contribuições de um projeto para a constituição dos saberes docentes | - |
Título: dc.title | Statistics education and initial formation of mathematics teachers: contributions of a project for the constitution of teaching knowledge | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: