A história no ensino da matemática nos anos iniciais: perspectivas e desdobramentos

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMocrosky, Luciane Ferreira-
Autor(es): dc.contributorMocrosky, Luciane Ferreira-
Autor(es): dc.contributorKalinke, Marco Aurélio-
Autor(es): dc.contributorPanossian, Maria Lucia-
Autor(es): dc.contributorOrlovski, Nelem-
Autor(es): dc.creatorBernasconi, Paola Bianca-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:34:48Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:34:48Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-10-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-10-
Data de envio: dc.date.issued2017-12-08-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/9034-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/655821-
Descrição: dc.descriptionThis work, guided by the question "How can history contribute to the teaching of mathematics in the initial years?", Aimed to know what teachers / researchers have been saying about the history of mathematics in the initial years of basic education. For that, two major events of Mathematics Education, the Evento Nacional de Educação Matemática (ENEM) and the Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática (SIPEM) were searched for the expressions of the teachers. It was possible to conclude that although many scholars defend history to teach mathematics, there are very few publications that socialize the theme in the early years.-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho, orientado pela interrogação “Como a história pode contribuir para o ensino da matemática nos anos iniciais?”, teve por objetivo conhecer o que professores/pesquisadores vêm dizendo sobre a história da matemática nos anos iniciais da educação básica. Para tanto, foram analisados dois grandes eventos da Educação Matemática, o Encontro Nacional de Educação Matemática (ENEM) e o Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática (SIPEM) em busca das expressões dos docentes. Foi possível concluir que apesar de muitos estudiosos defenderem a história para ensinar matemática, existem pouquíssimas publicações que socializem a temática nos anos iniciais.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherCuritiba-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherLicenciatura em Matemática-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectMatemática - História-
Palavras-chave: dc.subjectEscolas elementares-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino - Metodologia-
Palavras-chave: dc.subjectMatemática-
Palavras-chave: dc.subjectMathematics - History-
Palavras-chave: dc.subjectElementary schools-
Palavras-chave: dc.subjectTeaching - Methodology-
Palavras-chave: dc.subjectMathematics-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA-
Título: dc.titleA história no ensino da matemática nos anos iniciais: perspectivas e desdobramentos-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.