O uso de objetos de aprendizagem em aulas de matemática: possibilidades práticas

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorLoss, Taniele-
Autor(es): dc.contributorLoss, Taniele-
Autor(es): dc.contributorElias, Ana Paula de Andrade Janz-
Autor(es): dc.contributorBalbino, Renata Oliveira-
Autor(es): dc.creatorSteinmetz, Bruno Cezar-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:34:43Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:34:43Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-01-06-
Data de envio: dc.date.issued2021-01-06-
Data de envio: dc.date.issued2020-04-14-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23780-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/655793-
Descrição: dc.descriptionThe research presented here refers to the development of a material to support the teacher, consisting of three lesson plans that associate mathematical content with a learning object, which indicate the usage of digital technology in mathematics classes in Basic Education. It is intended that the teacher findhere a support to make use of digital technologies in their classes, bringing some practical possibilities for this experience to happen. Initially, a discussion is made of how current education is associated with the use of digital technologies, more specifically in the area of mathematics knowledge, being presented the functions that the school institution and the teacher have in this technological configuration. Next, the concept of learning object is presented, which will support the development of didactic planning of mathematics content, being they perimeter and area of geometric figures, probabilities and geometric solids. Each of the teaching plans is associated with a learning object selected in repositories available on the Internet. Finally, the conclusions about the research are presented, which can help in the development of an increasingly technological society.-
Descrição: dc.descriptionA pesquisa aqui apresentada refere-se ao desenvolvimento de um material de apoio ao docente, consistindo em três planos de aula que associam um conteúdo matemático a um objeto de aprendizagem, os quais indicam o uso da tecnologia digital em aulas de Matemática da Educação Básica. Objetiva-se que o docente encontre aqui um suporte para fazer uso das tecnologias digitais em suas aulas, trazendo algumas possibilidades práticas para que essa experiência aconteça. Inicialmente, faz-se uma discussão de como a educação atual é associada ao uso de tecnologias digitais, mais especificamente na área do conhecimento de Matemática, sendo apresentadas as funções que a instituição escolar e o docente possuem nessa configuração tecnológica. Em seguida, apresenta-se o conceito de objeto de aprendizagem, o qual servirá de apoio para o desenvolvimento de planejamentos didáticos de conteúdos de Matemática, sendo eles perímetro e área de figuras geométricas, probabilidades e sólidos geométricos. Cada um dos planejamentos didáticos é associado a um objeto de aprendizagem selecionado em repositórios disponíveis na Internet. Por fim, apresentam-se as conclusões acerca da pesquisa, a qual pode auxiliar no desenvolvimento de uma sociedade cada vez mais tecnológica.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherCuritiba-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherEspecialização em Inovação e Tecnologias na Educação-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectTecnologia educacional-
Palavras-chave: dc.subjectMatemática - Ensino e estudo-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectPlanos de aula-
Palavras-chave: dc.subjectEducational technology-
Palavras-chave: dc.subjectMathematics - Study and teaching-
Palavras-chave: dc.subjectLearning-
Palavras-chave: dc.subjectLesson planning-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL-
Título: dc.titleO uso de objetos de aprendizagem em aulas de matemática: possibilidades práticas-
Título: dc.titleUse of learning objects in math classes: practical possibilities-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.