Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Loss, Taniele | - |
Autor(es): dc.contributor | Loss, Taniele | - |
Autor(es): dc.contributor | Elias, Ana Paula de Andrade Janz | - |
Autor(es): dc.contributor | Balbino, Renata Oliveira | - |
Autor(es): dc.creator | Steinmetz, Bruno Cezar | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T21:34:43Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T21:34:43Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-01-06 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-01-06 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-04-14 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23780 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/655793 | - |
Descrição: dc.description | The research presented here refers to the development of a material to support the teacher, consisting of three lesson plans that associate mathematical content with a learning object, which indicate the usage of digital technology in mathematics classes in Basic Education. It is intended that the teacher findhere a support to make use of digital technologies in their classes, bringing some practical possibilities for this experience to happen. Initially, a discussion is made of how current education is associated with the use of digital technologies, more specifically in the area of mathematics knowledge, being presented the functions that the school institution and the teacher have in this technological configuration. Next, the concept of learning object is presented, which will support the development of didactic planning of mathematics content, being they perimeter and area of geometric figures, probabilities and geometric solids. Each of the teaching plans is associated with a learning object selected in repositories available on the Internet. Finally, the conclusions about the research are presented, which can help in the development of an increasingly technological society. | - |
Descrição: dc.description | A pesquisa aqui apresentada refere-se ao desenvolvimento de um material de apoio ao docente, consistindo em três planos de aula que associam um conteúdo matemático a um objeto de aprendizagem, os quais indicam o uso da tecnologia digital em aulas de Matemática da Educação Básica. Objetiva-se que o docente encontre aqui um suporte para fazer uso das tecnologias digitais em suas aulas, trazendo algumas possibilidades práticas para que essa experiência aconteça. Inicialmente, faz-se uma discussão de como a educação atual é associada ao uso de tecnologias digitais, mais especificamente na área do conhecimento de Matemática, sendo apresentadas as funções que a instituição escolar e o docente possuem nessa configuração tecnológica. Em seguida, apresenta-se o conceito de objeto de aprendizagem, o qual servirá de apoio para o desenvolvimento de planejamentos didáticos de conteúdos de Matemática, sendo eles perímetro e área de figuras geométricas, probabilidades e sólidos geométricos. Cada um dos planejamentos didáticos é associado a um objeto de aprendizagem selecionado em repositórios disponíveis na Internet. Por fim, apresentam-se as conclusões acerca da pesquisa, a qual pode auxiliar no desenvolvimento de uma sociedade cada vez mais tecnológica. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Especialização em Inovação e Tecnologias na Educação | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia educacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Matemática - Ensino e estudo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Planos de aula | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educational technology | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mathematics - Study and teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Learning | - |
Palavras-chave: dc.subject | Lesson planning | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL | - |
Título: dc.title | O uso de objetos de aprendizagem em aulas de matemática: possibilidades práticas | - |
Título: dc.title | Use of learning objects in math classes: practical possibilities | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: