O ensino de química com aplicação de atividades experimentais

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorKalinke, Adir Hildo-
Autor(es): dc.creatorMorais, Angela Marques de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:34:33Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:34:33Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-17-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-17-
Data de envio: dc.date.issued2011-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14842-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/655727-
Descrição: dc.descriptionThis study aimed to suggest an alternative methodology for the teaching of chemistry in high school, from the preparation of a book of experimental activities for the 2nd year of high school, assisting in the development of thinking and chemical models through concrete observations, making reference to the teaching of chemistry, it is implemented in schools of public education regarding the teaching / learning of students, as it relates to knowledge and application of practical lessons. The work was developed with the elaboration and implementation of the book in the Colégio Estadual Mário de Andrade – Francisco Beltrão/PR, with students from 2nd year of the average night, to check the feasibility of the experiments, if they were contemplating the need and prior knowledge already acquired by students. Later, it was evaluating the results observed during the experiments, obtaining a positive result for the making of the book, which although not a great contribution to the teaching / learning of students, will serve as alternative material teachers to innovate and use of educational resources for teaching chemistry.-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho teve por objetivo sugerir uma metodologia alternativa para o ensino da Química no ensino médio, a partir da elaboração de uma apostila de atividades experimentais para o 2º ano do ensino médio, auxiliando no desenvolvimento do pensamento e modelos químicos através de observações concretas, fazendo-se referência ao ensino da química, como este é aplicado nas escolas de ensino público em relação ao ensino/aprendizagem dos alunos, como se relaciona o conhecimento e a aplicação de aulas práticas. O trabalho foi desenvolvido com a elaboração e aplicação da apostila no Colégio Estadual Mário de Andrade – Francisco Beltrão/PR, com alunos do 2º ano do ensino médio noturno, para a verificação da viabilidade dos experimentos e se estes contemplavam a necessidade e o conhecimento prévio já adquirido pelos alunos. Posteriormente, fez-se a avaliação dos resultados observados durante a realização dos experimentos, obtendo-se um resultado positivo em relação à confecção da apostila, que embora não tenha sido de grande contribuição para o ensino/aprendizagem dos alunos, servirá como um material alternativo aos docentes para que inovem e se utilizem de recursos didáticos para o ensino de Química.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherPato Branco-
Palavras-chave: dc.subjectQuímica - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectPrática de ensino-
Palavras-chave: dc.subjectChemistry - Study and teaching-
Palavras-chave: dc.subjectStudent teaching-
Palavras-chave: dc.subjectLicenciatura em Química-
Título: dc.titleO ensino de química com aplicação de atividades experimentais-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.