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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Montezuma, Marcio Aurelio Furtado | - |
Autor(es): dc.contributor | Montezuma, Marcio Aurelio Furtado | - |
Autor(es): dc.contributor | Molina, Fabian Andres Lara | - |
Autor(es): dc.contributor | Koroishi, Edson Hideki | - |
Autor(es): dc.creator | Takahashi, Vitor Gonçalves | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T21:34:32Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T21:34:32Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-09 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-09 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016-06-09 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7108 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/655726 | - |
Descrição: dc.description | This work presents the development of an Inertial Measurement Unit to determine the orientation of a quadcopter, consisting of an accelerometer and a gyroscope. Through the signals of these sensors and a computer program, the orientation of the aircraft is provided. The signals processing of the sensors are performed by the ARM Microcontroller Family that returns the rotation angles of the aircraft, pitch and roll. Signal conditioning methodologies were tested to minimize the effects of noise in the system, the Complementary Filter and the Kalman Filter. Experimental tests to validate the Inertial Measurement Unit were performed to verify the accuracy of it. | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho apresenta o desenvolvimento de uma Unidade de Medição Inercial para a determinação de orientação de um quadricóptero, composta por um acelerômetro e um giroscópio. Através dos sinais desses sensores e de um programa computacional, é fornecida a orientação da aeronave. O processamento dos sinais dos sensores é feito por um microcontrolador da família ARM que retornará os ângulos de rotação da aeronave, pitch e roll. Metodologias de condicionamento de sinais foram utilizadas para minimizar os efeitos de ruídos no sistema, sendo elas o Filtro Complementar e o Filtro de Kalman. Ensaios experimentais para a validação da Unidade de Medição Inercial foram realizados para verificar a acuracidade da mesma. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Cornelio Procopio | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Engenharia da Computação | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Navegação inercial (Aeronáutica) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Kalman, Filtragem de | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aeronaves | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inertial navigation (Aeronautics) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Kalman filtering | - |
Palavras-chave: dc.subject | Airships | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::ENGENHARIAS | - |
Título: dc.title | Desenvolvimento de uma unidade de medição inercial para determinação de orientação de um quadricóptero | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
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