Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Adames, Márcio Rostirolla | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0002-8038-7713 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/7544873170099727 | - |
Autor(es): dc.contributor | Verderio, Adriano | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0002-8259-6260 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/7178008145146521 | - |
Autor(es): dc.contributor | Verderio, Adriano | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0002-8259-6260 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/7178008145146521 | - |
Autor(es): dc.contributor | Antunes, Gladson Octaviano | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0003-3692-374X | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/6725560105680636 | - |
Autor(es): dc.contributor | Begiato, Rodolfo Gotardi | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0003-2408-3528 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/3178133850345111 | - |
Autor(es): dc.creator | Couceiro, Karen Cristine Uaska dos Santos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T21:34:27Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T21:34:27Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-01-02 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-01-02 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-10-28 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23656 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/655696 | - |
Descrição: dc.description | This work presents an evaluation protocol for didactic works for the final years of elementary school in the area of mathematics, whether their type is disciplinary, interdisciplinary or integrating projects. The protocol evaluates the alignment of the works with the defined national public policies of the PNE, BNCC, PNLD and with the objective assessment tests used to evaluate public policies in Brazil (and established in the PNE), which are SAEB and PISA. Furthertmore, the proposed protocol uses the Didactic Engineering methodology as its theoretical foundation, which proposes replicable methods and evaluations of the developed materials. | - |
Descrição: dc.description | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho apresenta um protocolo de avaliação para obras didáticas para os anos finais do ensino fundamental na área de matemática, sejam elas dos tipos disciplinares, interdisciplinares ou projetos integradores. O protocolo avalia o alinhamento das obras com as políticas públicas nacionais definidas através do PNE, da BNCC, do PNLD e com as metodologias de avaliação objetivas utilizadas para avaliar as políticas públicas no Brasil (e previstas no PNE), que são o SAEB e o PISA. Ainda, o protocolo proposto utiliza como fundamentação teórica a metodologia da Engenharia Didática, que propõem métodos replicáveis e avaliações dos materiais desenvolvidos. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Plano Nacional de Educação (Brasil) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Livros didáticos - Avaliação - Metodologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Avaliação educacional (Brasil) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Matemática - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino - Meios auxiliares | - |
Palavras-chave: dc.subject | Textbooks - Evaluation - Methodology | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educational evaluation (Brazil) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mathematics - Study and teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teaching - Aids and devices | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | - |
Palavras-chave: dc.subject | Matemática | - |
Título: dc.title | Um protocolo para avaliação de obras didáticas de matemática | - |
Título: dc.title | A protocol for the evaluation of mathematical didactic works | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: