Avaliação da percepção dos egressos do curso de engenharia de produção da Universidade Tecnológica Federa do Paraná - Campus Medianeira, em relação ao curso

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorWrasse, Carlos Laercio-
Autor(es): dc.contributorBerghauser, Neron Alipio Cortes-
Autor(es): dc.contributorWrasse, Carlos Laercio-
Autor(es): dc.contributorBerghauser, Neron Alipio Cortes-
Autor(es): dc.contributorServat, Alencar-
Autor(es): dc.contributorJunior, Edson Hermenegildo Pereira-
Autor(es): dc.creatorReis, Fernando Fabrício dos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:34:25Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:34:25Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-15-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-15-
Data de envio: dc.date.issued2017-06-12-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/12708-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/655680-
Descrição: dc.descriptionDespite the great competition experienced by newcomers to the labor market, which indicates a large number of professionals with higher education in search of a job, it is not difficult to find companies and industries that complain of the lack of trained professionals who attend as Market Reasons. This confrontation of realities to verify the effectiveness of the Institutions of Higher Education in exercising its role of training professionals able to carry out their duties. Give your opinion on the outstanding position, professional recently arrived at the job market able to evaluate and compare how experiences and knowledge acquired throughout their educational trajectory as requirements and realities of their profession. The present work seeks, through qualitative-quantitative researches with graduates of the Production Engineering course of the Federal Technological University of Paraná, evidencing the points of improvement without evaluation teaching in case of success in question, it is suitable as market needs in training professionals Excellence, using a questionnaire made available through the Google Docs tool, which was answered by 37 of the 152 graduates of the UTFPR-MD Production Engineering course, and analyzed and disseminated through the Microsoft Excel tool. The results showed opportunities for occasional improvements in the structuring of the course, such as an implementation of a greater number of practical practices and a better readjustment of the curriculum. Despite the opportunities for improvements evidenced in the results indicate, in a general context, that the course has a good structuring and quality compatible with the demands of the labor market of the production engineer.-
Descrição: dc.descriptionApesar da grande concorrência vivenciada pelos profissionais recém-chegados ao mercado de trabalho, o que indica um grande número de profissionais com ensino superior em busca de um emprego, não é difícil encontrar empresas e industrias que se queixam da falta de profissionais capacitados que atendam as reais necessidades do mercado. Tal confronto de realidades coloca em cheque a efetividade das Instituições de Ensino Superior em exercer o seu papel de formar profissionais aptos a realizarem suas atribuições. Diante deste cenário encontra-se em posição de destaque o egresso, profissional recém-chegado ao mercado de trabalho capaz de avaliar e comparar as experiências e conhecimentos adquiridos ao longo de sua trajetória educacional com as exigências e realidades de sua profissão. O presente trabalho busca, através de pesquisas quali-quantitativas com egressos do curso de Engenharia de Produção da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, evidenciar os pontos de melhorias no ensino afim de averiguar se o curso em questão se adequa as necessidades do mercado em formar profissionais de excelência. Utilizou-se de questionário disponibilizado virtualmente, através da ferramenta Google Docs, sendo este respondido por 37 dos 152 egressos do curso de Engenharia de Produção da UTFPR-MD, e posteriormente analisados e computados através da ferramenta Microsoft Excel. Os resultados encontrados evidenciaram oportunidades de melhorias pontuais na estruturação do curso, tais como a implantação de um maior número de aulas práticas e uma melhor readequação da grade curricular do mesmo. Apesar das oportunidades de melhorias evidenciadas os resultados indicam, em um contexto geral, que o curso apresenta uma boa estruturação e qualidade compatível com as exigências do mercado de trabalho do engenheiro de produção.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherMedianeira-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherEngenharia de Produção-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsembargoedAccess-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino superior -
Palavras-chave: dc.subjectEnsino - Metodologia -
Palavras-chave: dc.subjectEngenharia de produção -
Palavras-chave: dc.subjectCollege teaching-
Palavras-chave: dc.subjectTeaching - Methodology-
Palavras-chave: dc.subjectProduction engineering-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO-
Título: dc.titleAvaliação da percepção dos egressos do curso de engenharia de produção da Universidade Tecnológica Federa do Paraná - Campus Medianeira, em relação ao curso-
Título: dc.titleEvaluation of the perception of graduates of the Production Engineering course of the Federal Technological University of Paraná - Campus Medianeira, in relation to the course-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.