Análise ergonômica de produto: percepção do usuário do posto de trabalho em ônibus rodoviários

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Autor(es): dc.contributorPessa, Sergio Luiz Ribas-
Autor(es): dc.contributorPessa, Sergio Luiz Ribas-
Autor(es): dc.contributorPessa, Sergio Luiz Ribas-
Autor(es): dc.contributorPessa, Sergio Luiz Ribas-
Autor(es): dc.creatorFlores, Janerson Forner-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:34:22Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:34:22Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-17-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-17-
Data de envio: dc.date.issued2014-12-08-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/15139-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/655658-
Descrição: dc.descriptionCurrently in Brazil, most freight and passenger transport is through the use of roller paths, either urban or highway. Thinking about the present work aims to study the ergonomics and safety in road bus jobs, in order to know the perception of the users of these vehicles, using research tools and statistics to analyze the responses. Risks will be addressed ergonomic that the drivers of these vehicles are being exposed, and the legislation and the relevant regulatory standards. The study had a direct approach through Analysis Ergonomic of the Working and data collection using questionnaire prepared with subjective measures, by linear scale called Likert scale. Finally, was obtained that individuals with lower satisfaction rates were 17, 20, 15 and 4, which reached individual average of 6.70 cm , 7.63 cm and 7.69 cm 6.1209 cm respectively.-
Descrição: dc.descriptionAtualmente no Brasil, a maior parte dos transportes de cargas e passageiros é por meio de utilização de vias de rolamento, sejam elas urbanas ou rodoviárias. Pensando nisso o presente trabalho tem como objetivo estudar a ergonomia e segurança nos postos de trabalho de ônibus rodoviários, visando saber qual a percepção dos usuários desses veículos, utilizando ferramentas de pesquisa e estatística para analise das respostas. Serão abordados os riscos ergonômicos a que os motoristas desses veículos estão sendo expostos, assim como a legislação e as normas regulamentadoras pertinentes. O estudo teve uma abordagem direta por meio da Analise Ergonômica do Trabalho e com coleta de dados utilizando questionário elaborado com medidas subjetivas, por meio de escala linear denominada escala Likert. Por fim, foi obtido que os indivíduos com menor índice de satisfação foram o 17, 20, 15 e 4 que chegaram a média individual de 6,70 centímetros, 7,63 centímetros 7,69 centímetros e 6,1209 centímetros respectivamente.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherPato Branco-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherDepartamento Acadêmico de Mecânica-
Publicador: dc.publisherEngenharia Mecânica-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectErgonomia-
Palavras-chave: dc.subjectSegurança do trabalho-
Palavras-chave: dc.subjectMotoristas de ônibus-
Palavras-chave: dc.subjectHuman engineering-
Palavras-chave: dc.subjectIndustrial safety-
Palavras-chave: dc.subjectBus drivers-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA-
Título: dc.titleAnálise ergonômica de produto: percepção do usuário do posto de trabalho em ônibus rodoviários-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

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