Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Pessa, Sergio Luiz Ribas | - |
Autor(es): dc.contributor | Pessa, Sergio Luiz Ribas | - |
Autor(es): dc.contributor | Pessa, Sergio Luiz Ribas | - |
Autor(es): dc.contributor | Pessa, Sergio Luiz Ribas | - |
Autor(es): dc.creator | Flores, Janerson Forner | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T21:34:22Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T21:34:22Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014-12-08 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/15139 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/655658 | - |
Descrição: dc.description | Currently in Brazil, most freight and passenger transport is through the use of roller paths, either urban or highway. Thinking about the present work aims to study the ergonomics and safety in road bus jobs, in order to know the perception of the users of these vehicles, using research tools and statistics to analyze the responses. Risks will be addressed ergonomic that the drivers of these vehicles are being exposed, and the legislation and the relevant regulatory standards. The study had a direct approach through Analysis Ergonomic of the Working and data collection using questionnaire prepared with subjective measures, by linear scale called Likert scale. Finally, was obtained that individuals with lower satisfaction rates were 17, 20, 15 and 4, which reached individual average of 6.70 cm , 7.63 cm and 7.69 cm 6.1209 cm respectively. | - |
Descrição: dc.description | Atualmente no Brasil, a maior parte dos transportes de cargas e passageiros é por meio de utilização de vias de rolamento, sejam elas urbanas ou rodoviárias. Pensando nisso o presente trabalho tem como objetivo estudar a ergonomia e segurança nos postos de trabalho de ônibus rodoviários, visando saber qual a percepção dos usuários desses veículos, utilizando ferramentas de pesquisa e estatística para analise das respostas. Serão abordados os riscos ergonômicos a que os motoristas desses veículos estão sendo expostos, assim como a legislação e as normas regulamentadoras pertinentes. O estudo teve uma abordagem direta por meio da Analise Ergonômica do Trabalho e com coleta de dados utilizando questionário elaborado com medidas subjetivas, por meio de escala linear denominada escala Likert. Por fim, foi obtido que os indivíduos com menor índice de satisfação foram o 17, 20, 15 e 4 que chegaram a média individual de 6,70 centímetros, 7,63 centímetros 7,69 centímetros e 6,1209 centímetros respectivamente. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Pato Branco | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Departamento Acadêmico de Mecânica | - |
Publicador: dc.publisher | Engenharia Mecânica | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ergonomia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Segurança do trabalho | - |
Palavras-chave: dc.subject | Motoristas de ônibus | - |
Palavras-chave: dc.subject | Human engineering | - |
Palavras-chave: dc.subject | Industrial safety | - |
Palavras-chave: dc.subject | Bus drivers | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA | - |
Título: dc.title | Análise ergonômica de produto: percepção do usuário do posto de trabalho em ônibus rodoviários | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: