Práticas de autonomia e agência na escola pública: reflexões sobre a incorporação de inovações no ensino de língua inglesa

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAlbuquerque, Jeniffer Imaregna Alcantara de-
Autor(es): dc.contributorAlbuquerque, Jeniffer Imaregna Alcantara de-
Autor(es): dc.contributorWerner, Maristela Pugsley-
Autor(es): dc.contributorBaldin, Fernanda Deah Chichorro-
Autor(es): dc.creatorMarchi, Amabile Leite-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:34:18Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:34:18Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-22-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-22-
Data de envio: dc.date.issued2016-10-14-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18976-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/655635-
Descrição: dc.descriptionThis research aims to bring reflections on the autonomy and agency in the process of language learning in Brazilian public schools. Therefore, we did a reading focused on Brazilian official documents in order to understand its guidelines about the research topic. Then, we conceptualize the terms mentioned above - autonomy and agency - using as theoretical researchers from the area of education of foreign languages and education, as Clarissa Menezes Jordão and Vera Lúcia Menezes de Oliveira Paiva. Later, we consider other pedagogical practices that have in essence the promotion of individual autonomy, as Waldorf Education, Escola da Ponte and Escola Projeto Âncora. For this, we look back on authors such as Jonas Bach Junior, José Pacheco among others. Finally, we made an analysis of some points that can benefit public schools based on these other ways of looking at education. From the foregoing, we propose that we may use some strategies so that English language classes in public schools are better taken advantage of and make more sense to the live of the students.-
Descrição: dc.descriptionEsta pesquisa tem como objetivo trazer reflexões acerca da autonomia e agência no processo de aprendizagem de língua inglesa nas escolas públicas brasileiras. Para tanto, fizemos uma leitura focada nos documentos oficiais brasileiros com o intuito de apreender suas orientações acerca do tema pesquisado. Em seguida, conceituamos os termos citados acima – autonomia e agência – utilizando como referencial teórico pesquisadores da área de ensino de línguas estrangeiras e de educação, como Clarissa Menezes Jordão e Vera Lúcia Menezes de Oliveira Paiva. Posteriormente, consideramos outras práticas pedagógicas que tem por essência a promoção da autonomia do indivíduo, como Pedagogia Waldorf, Escola da Ponte e Escola Projeto Âncora. Para isso nos debruçamos em autores como Jonas Bach Junior, José Pacheco entre outros. Por fim, fizemos uma análise de alguns pontos que podem beneficiar a escola pública e que partem dessas outras formas de olhar para a educação. A partir do cenário exposto, propomos que seja possível nos utilizar de alguns artifícios para que as aulas de língua inglesa em escola públicas sejam melhores aproveitadas e façam mais sentido para a vida dos estudantes.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherCuritiba-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherEnsino de Línguas Estrangeiras Modernas-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectLinguagem e línguas - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectLínguas modernas-
Palavras-chave: dc.subjectLíngua inglesa - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectEscolas públicas-
Palavras-chave: dc.subjectLanguage and languages - Study and teaching-
Palavras-chave: dc.subjectLanguages, Modern-
Palavras-chave: dc.subjectEnglish language - Study and teaching-
Palavras-chave: dc.subjectPublic schools-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS-
Título: dc.titlePráticas de autonomia e agência na escola pública: reflexões sobre a incorporação de inovações no ensino de língua inglesa-
Título: dc.titleAutonomy and agency praxis at the public school: reflections on improving english teaching-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.