Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Adriazola, Marcia Keiko Ono | - |
Autor(es): dc.contributor | Weihermann, Silvana | - |
Autor(es): dc.contributor | Jorge, Debora Rocha Faria | - |
Autor(es): dc.contributor | Laroca, Christine | - |
Autor(es): dc.creator | Domingues, Maisa Pereira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T21:34:18Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T21:34:18Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-12-10 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7632 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/655631 | - |
Descrição: dc.description | This paper consists in a foundation research for development of a culture and leisure center for vulnerable children in Curitiba, Paraná. Through the research of theoretical references, it was possible to understand the relation between access to culture and leisure in early stages of human psychological development and its consequence for the development of citizens with empathy and engaged in society. It is also important to highlight the analysis of the situation of social vulnerability to which children and adolescents are exposed in Brazil to the development of the present work. From the understanding of these aspects, it was possible to carry out and study national and international cultural centers whose theme is focused on children development. In this way, it was possible to understand in a deeper way how the administration of these places work and to form the basis of architectural references for aspects of environments dimensioning, sectorization and technical and plastic issues. Finally, based on the concepts studied here, it was possible to determine the most suitable place for the implementation of the Culture and Leisure Center Play and Have Fun and to establish the pre-constructive parameters of the project aiming to fulfil children needs and adequate them to their social reality. | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho consiste na pesquisa de fundamentação para a elaboração de um centro de cultura e lazer para crianças em situação de vulnerabilidade em Curitiba, Paraná. Através da pesquisa de referenciais teóricos, foi possível compreender a relação entre o acesso à cultura e ao lazer nos estágios iniciais de desenvolvimento psicológico humano e sua consequência para a construção de cidadãos com empatia e engajados na sociedade. Também foi importante para o desenvolvimento do trabalho, a análise da situação de vulnerabilidade social à qual crianças e adolescentes encontram-se expostos no Brasil. A partir da compreensão destes aspectos, pode-se realizar um estudo referente aos centros culturais nacionais e internacionais existentes com temática destinada a crianças. Dessa forma, foi possível criar um maior entendimento quanto à administração destes lugares, além de desenvolver uma base de referências arquitetônicas para aspectos de dimensionamento de ambientes, setorização e questões técnicas e plásticas. Por fim, com base nos conceitos estudados ao longo do trabalho, determinou-se o local mais adequado para a implantação do Centro de Cultura e Lazer Brincar e se Divertir e estabelecer os parâmetros pré-construtivos do projeto, de modo que as necessidades das crianças sejam atendidas e haja uma adequação à realidade na qual está inserido. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Curso de Arquitetura e Urbanismo | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cultura | - |
Palavras-chave: dc.subject | Psicologia infantil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Projeto arquitetônico | - |
Palavras-chave: dc.subject | Crianças - Desenvolvimento | - |
Palavras-chave: dc.subject | Arquitetura | - |
Palavras-chave: dc.subject | Culture | - |
Palavras-chave: dc.subject | Child psychology | - |
Palavras-chave: dc.subject | Architectural design | - |
Palavras-chave: dc.subject | Child development | - |
Palavras-chave: dc.subject | Architecture | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO | - |
Título: dc.title | Brincar e se divertir: centro de cultura e lazer para crianças em situação de vulnerabilidade | - |
Título: dc.title | Play and have fun: culture and leisure center for children in vulnerability | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: