Transtorno de déficit de atenção com hiperatividade na educação infantil: um estudo de caso

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorObana, João Enzio Gomes-
Autor(es): dc.creatorSouza, Lucimar Pereira de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:34:14Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:34:14Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-23-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-23-
Data de envio: dc.date.issued2014-03-26-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20841-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/655611-
Descrição: dc.descriptionThis work was the study of the subject with attention deficit disorder ( ADHD ) in children's education, hoping to understand this disorder that appears not only by the" lack of standing" of the child but also in their movements towards objects and his own body. The work was developed through a descriptive literature review and a case study, with a note held in the classroom of a student who showed symptoms of the disorder, attention deficit hyperactivity disorder. The central objective of this study was to elucidate the disorder and attention deficit hyperactivity disorder and understand their pedagogical implications and proposes ways to aid the teacher, trying to define ADHD as well as its characteristics and possible causes, informing teachers possible symptoms a child in kindergarten may present as ADHD and even collaborating with some suggestions of how early childhood teachers can deal with ADHD. Before the finished work, we conclude that the teacher plays an essential role in the learning process and the mental health of the student with ADHD and needs to be worked and permanently oriented so that they can go developing their skills to do a good job.-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho teve como temática o estudo sobre ao transtorno com déficit de atenção (TDAH) na educação infantil, na intenção de compreender esse distúrbio que não aparece apenas pela “falta de parada” da criança mas também nos seus movimentos em direção aos objetos e do seu próprio corpo. O trabalho foi desenvolvido através de uma pesquisa bibliográfica descritiva e um estudo de caso, sendo realizada uma observação em sala de aula de um aluno que apresentou sintomas do transtorno de déficit de atenção e hiperatividade. O objetivo central deste trabalho foi o de elucidar o transtorno do déficit de atenção e hiperatividade e entender suas implicações pedagógicas, propondo formas de auxilio ao professor, buscando definir o TDAH, bem como suas características e possíveis causas, informando os professores os possíveis sintomas que uma criança na educação infantil possa apresentar quanto ao TDAH e ainda colaborando com algumas sugestões de como os professores de educação infantil podem lidar com o TDAH. Diante do trabalho finalizado, podemos concluir que o professor tem papel fundamental no processo de aprendizagem e na saúde mental do aluno com TDAH e precisa ser trabalhado e orientado permanentemente para que possam ir desenvolvendo suas competências para realizar um bom trabalho.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherMedianeira-
Palavras-chave: dc.subjectInclusão escolar-
Palavras-chave: dc.subjectEstratégias de aprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectDistúrbio do déficit de atenção com hiperatividade-
Palavras-chave: dc.subjectMainstreaming in education-
Palavras-chave: dc.subjectLearning strategies-
Palavras-chave: dc.subjectAttention-deficit hyperactivity disorder-
Palavras-chave: dc.subjectEducação: Métodos e Técnicas de Ensino-
Título: dc.titleTranstorno de déficit de atenção com hiperatividade na educação infantil: um estudo de caso-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.