Educação ambiental e a prática pedagógica de professores de uma escola pública

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCosta, Michelle Budke-
Autor(es): dc.creatorVelasquez, Larissa Mendes Cruz-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:34:00Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:34:00Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-23-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-23-
Data de envio: dc.date.issued2013-03-02-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21969-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/655517-
Descrição: dc.descriptionEnvironmental education has become increasingly widespread in the school environment with theoretical and practical activities in an interdisciplinary way, within this context, the present study aimed to identify and analyze the process of teaching and learning of environmental education in the early grades Municipal School Irio Manganelli - CAIC in Foz do Iguaçu - PR. The methodology used is descriptive research and data collection, with a questionnaire with open and closed questions. The collected data was performed in September 2012, after collecting the data were analyzed and expressed in percentages and represented in graphs and topics. The results show that teachers work many issues about the environment in the classroom, in the school community but the issue is not explored, requiring continuous work with environmental education involving all concerned citizens to form and multipliers knowledge.-
Descrição: dc.descriptionA educação ambiental vem se disseminando cada vez mais no ambiente escolar, com atividades práticas e teóricas de forma interdisciplinar. Dentro deste contexto, o presente estudo teve como objetivo conhecer e analisar como os professores trabalham a Educação Ambiental dentro de sala de aula. Foi observado o processo de ensino aprendizagem dos docentes das séries iniciais do Ensino Fundamental da Escola Municipal Irio Manganelli – CAIC em Foz do Iguaçu-PR. Empregaram-se questionários com questões abertas e fechadas. Os dados coletados foram realizados no mês de setembro de 2012 e após a coleta os dados foram contabilizados e expressos em porcentagens e representados em gráficos e tópicos. Os resultados obtidos mostram que os professores trabalham vários assuntos sobre o meio ambiente em sala de aula, porém a maioria não desenvolve projetos e não participam de treinamentos a cerca do tema. Assim, na comunidade escolar a questão é pouco explorada, necessitando de um trabalho contínuo com ações de educação ambiental que envolva a todos, para formar cidadãos conscientes e multiplicadores do conhecimento.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherMedianeira-
Palavras-chave: dc.subjectAmbiente escolar-
Palavras-chave: dc.subjectConhecimento e aprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectEducação ambiental-
Palavras-chave: dc.subjectSchool environment-
Palavras-chave: dc.subjectKnowledge and learning-
Palavras-chave: dc.subjectEnvironmental education-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Ciências-
Título: dc.titleEducação ambiental e a prática pedagógica de professores de uma escola pública-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.