Atuação docente no ensino de ciências: Um estudo sobre as práticas pedagógicas através das ferramentas digitais

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSobjak, Ricardo-
Autor(es): dc.contributorSobjak, Ricardo-
Autor(es): dc.contributorSobjak, Ricardo-
Autor(es): dc.contributorSobjak, Ricardo-
Autor(es): dc.creatorSilva, Emerson Rodrigues da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:33:58Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:33:58Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-23-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-23-
Data de envio: dc.date.issued2018-09-14-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22101-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/655504-
Descrição: dc.descriptionThe use of technological resources in the educational system is already an impermissible necessity, however, in view of this, it is necessary to consider that it is not always clear how this tool should be used in the classroom. Digital technologies are resources that permeate people's lives directly or indirectly every day, modifying human relations in social, cultural and economic dimensions, and in the educational environment has not been different, although incorporating them as pedagogical tools still is a challenge for education professionals, both in relation to the scarcity of resources, and in relation to the difficulty of adapting to new teaching methods by some professionals. In this sense, the work had as objective to analyze the digital tools as a pedagogical resource in the classes of Sciences of Elementary Education. To do so, it proceeded with exploratory research, with characteristics of field research with qualitative analysis. The research made it possible to consider that in the midst of learning difficulties it is necessary to seek new teaching methods, and although some teachers of elementary school science still use traditional methods, it is necessary to realize that the integration of new pedagogical practices does not consist in the abandonment of practices already existing, but that in the midst of social and cultural changes we must add what is new, in this case digital. It is concluded that educational institutions should be prepared to deal with digital technology, as it is a reality of students and teachers, who are increasingly connected and it is up to the school to keep up with the pace of change. Thus, digital technology can be a great ally in the teaching of Elementary Science, it is enough for the school and the teacher to organize for this.-
Descrição: dc.descriptionO uso de recursos tecnológicos no sistema educacional já é uma necessidade improrrogável, no entanto, diante disso, é preciso considerar que nem sempre é claro o modo com que essa ferramenta deve ser empregada em sala de aula. As tecnologias digitais são recursos que permeiam a vida das pessoas de forma direta ou indiretamente todos os dias, modificando as relações humanas nas dimensões sociais, culturais e econômicas e, no meio educacional não tem sido diferente, embora, incorporá-las como ferramentas pedagógicas ainda é um desafio pelos profissionais da educação, tanto em relação a escassez de recursos, como em relação a dificuldade de se adaptar aos novos métodos de ensino por parte de alguns profissionais. Neste sentido, o trabalho teve como objetivo analisar as ferramentas digitais enquanto recurso pedagógicos nas aulas de Ciências do Ensino Fundamental. Para tanto, procedeu com pesquisa exploratória, com características de pesquisa de campo com análise qualitativa. A pesquisa possibilitou considerar que em meio as dificuldades de aprendizagem é preciso buscar novos métodos de ensino, e embora alguns professores do ensino de Ciências do Ensino Fundamental ainda utilizam métodos tradicionais é preciso conscientizar que a integração de novas práticas pedagógicas não consiste no abandono de práticas já existentes, mas que em meio as mudanças sócias e culturais é preciso acrescentar o que é novo, neste caso o digital. Conclui-se que as instituições de ensino devem estar preparadas para lidar a tecnologia digital, pois é uma realidade de alunos e professores, os quais estão cada vez mais conectados e, cabe à escola acompanhar o ritmo das mudanças. Sendo assim, a tecnologia digital pode ser uma grande aliada no ensino de Ciências do Ensino Fundamental, basta a escola e o professor se organizar para isso.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherMedianeira-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherEspecialização em ensino de Ciências-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectEscolas-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectPesquisa-
Palavras-chave: dc.subjectSchools-
Palavras-chave: dc.subjectLearning-
Palavras-chave: dc.subjectResearch-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO-
Título: dc.titleAtuação docente no ensino de ciências: Um estudo sobre as práticas pedagógicas através das ferramentas digitais-
Título: dc.titleTeaching experience in science teaching: one about pedagogical tools about digital tools-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.