Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Cedran, Jaime da Costa | - |
Autor(es): dc.contributor | Cedran, Jaime da Costa | - |
Autor(es): dc.contributor | Costa Junior, Ismael Laurindo | - |
Autor(es): dc.contributor | Ré, Flávia Maria | - |
Autor(es): dc.creator | Batista, Denilson Rodrigues | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T21:33:54Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T21:33:54Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-08-18 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22090 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/655480 | - |
Descrição: dc.description | One way to deal with learning in science is to make use of differentiated didactic resources. With this in mind, and considering the experience of the students in the Education of Young and Adults, we sought to link these aspects through the cultivation of the garden to the axis Environmental Education and Cross-cutting Issues in relation to Health, as determined by the National Curricular Programs and its guidelines. Thus, this practice in basic education must be a present and transformative element, capable of sensitizing people and orienting them towards a global environmental awareness. In addition, because it deals with different processes and mechanisms of several areas of knowledge, it can be understood as an agglutinating or problematizing element when dealing with the natural, social and interrelated phenomena that involve it. The study was conducted at the Municipal School Comendador Piero Pollone, in the municipality of Santo André - SP, from March to June 2018. It was two moments of data collection by questionnaires, before, as a prior or control, and afterwards, as a way of measuring the learning of the approaches related to the theme after implementation and conduction of the school vegetable garden. With the development of the activities we perceive a movement in relation to the perception and apprehension of the contents, we can also highlight the expression of new vocabularies. The vegetable garden benefits from the use of vegetables for the composition of healthy food, recycling of nutrients and materials, as well as valuing the environment and relations between students and between students and teachers. | - |
Descrição: dc.description | Uma forma de lidar com o aprendizado em Ciências é fazer uso de recursos didáticos diferenciados. Com isso, e considerando a vivência dos alunos na Educação de Jovens e Adultos, buscou-se atrelar tais aspectos por meio do cultivo da horta ao eixo Educação Ambiental e temas Transversais em relação à Saúde, conforme determinado pelos Programas Curriculares Nacionais e suas diretrizes. Desse modo, essa prática na educação básica deve ser um elemento presente e transformador, capaz de sensibilizar as pessoas e orientá-las para uma consciência ambiental global. Além disso, por tratar de diferentes processos e mecanismos de diversas áreas do conhecimento, pode ser entendido como um elemento aglutinador ou problematizador quando lidamos com os fenômenos naturais, sociais e inter-relacionais que a envolve. O estudo foi realizado na Escola Municipal Comendador Piero Pollone, no município de Santo André - SP, no período de março a junho de 2018. Foram dois momentos de coleta de dados por questionários, antes, como prévia ou controle, e depois, como forma de mensurar os aprendizados das abordagens referentes ao tema após implantação e condução da horta escolar. Com o desenvolvimento das atividades percebemos uma movimentação em relação à percepção e apreensão dos conteúdos, podemos também destacar a expressão de novos vocabulários. A horta concebe benefícios como o uso de hortaliças para a composição de uma alimentação saudável, reciclagem de nutrientes e materiais, além de valorizar o meio ambiente e as relações entre alunos e entre alunos e professores. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Medianeira | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Especialização em ensino de Ciências | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Plantio (Cultivo de plantas) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação ambiental | - |
Palavras-chave: dc.subject | Agricultura orgânica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Planting (Plant culture) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Environmental education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Organic farming | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | - |
Título: dc.title | Percepção ambiental dos alunos da EJA: A horta como ferramenta de educação ambiental | - |
Título: dc.title | Environmental perception of students of education of youth and adults (EYA): The vegetable garden as an Environmental Education tool | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: