Percepção ambiental dos alunos da EJA: A horta como ferramenta de educação ambiental

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCedran, Jaime da Costa-
Autor(es): dc.contributorCedran, Jaime da Costa-
Autor(es): dc.contributorCosta Junior, Ismael Laurindo-
Autor(es): dc.contributorRé, Flávia Maria-
Autor(es): dc.creatorBatista, Denilson Rodrigues-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:33:54Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:33:54Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-23-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-23-
Data de envio: dc.date.issued2018-08-18-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22090-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/655480-
Descrição: dc.descriptionOne way to deal with learning in science is to make use of differentiated didactic resources. With this in mind, and considering the experience of the students in the Education of Young and Adults, we sought to link these aspects through the cultivation of the garden to the axis Environmental Education and Cross-cutting Issues in relation to Health, as determined by the National Curricular Programs and its guidelines. Thus, this practice in basic education must be a present and transformative element, capable of sensitizing people and orienting them towards a global environmental awareness. In addition, because it deals with different processes and mechanisms of several areas of knowledge, it can be understood as an agglutinating or problematizing element when dealing with the natural, social and interrelated phenomena that involve it. The study was conducted at the Municipal School Comendador Piero Pollone, in the municipality of Santo André - SP, from March to June 2018. It was two moments of data collection by questionnaires, before, as a prior or control, and afterwards, as a way of measuring the learning of the approaches related to the theme after implementation and conduction of the school vegetable garden. With the development of the activities we perceive a movement in relation to the perception and apprehension of the contents, we can also highlight the expression of new vocabularies. The vegetable garden benefits from the use of vegetables for the composition of healthy food, recycling of nutrients and materials, as well as valuing the environment and relations between students and between students and teachers.-
Descrição: dc.descriptionUma forma de lidar com o aprendizado em Ciências é fazer uso de recursos didáticos diferenciados. Com isso, e considerando a vivência dos alunos na Educação de Jovens e Adultos, buscou-se atrelar tais aspectos por meio do cultivo da horta ao eixo Educação Ambiental e temas Transversais em relação à Saúde, conforme determinado pelos Programas Curriculares Nacionais e suas diretrizes. Desse modo, essa prática na educação básica deve ser um elemento presente e transformador, capaz de sensibilizar as pessoas e orientá-las para uma consciência ambiental global. Além disso, por tratar de diferentes processos e mecanismos de diversas áreas do conhecimento, pode ser entendido como um elemento aglutinador ou problematizador quando lidamos com os fenômenos naturais, sociais e inter-relacionais que a envolve. O estudo foi realizado na Escola Municipal Comendador Piero Pollone, no município de Santo André - SP, no período de março a junho de 2018. Foram dois momentos de coleta de dados por questionários, antes, como prévia ou controle, e depois, como forma de mensurar os aprendizados das abordagens referentes ao tema após implantação e condução da horta escolar. Com o desenvolvimento das atividades percebemos uma movimentação em relação à percepção e apreensão dos conteúdos, podemos também destacar a expressão de novos vocabulários. A horta concebe benefícios como o uso de hortaliças para a composição de uma alimentação saudável, reciclagem de nutrientes e materiais, além de valorizar o meio ambiente e as relações entre alunos e entre alunos e professores.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherMedianeira-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherEspecialização em ensino de Ciências-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectPlantio (Cultivo de plantas)-
Palavras-chave: dc.subjectEducação ambiental-
Palavras-chave: dc.subjectAgricultura orgânica-
Palavras-chave: dc.subjectPlanting (Plant culture)-
Palavras-chave: dc.subjectEnvironmental education-
Palavras-chave: dc.subjectOrganic farming-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO-
Título: dc.titlePercepção ambiental dos alunos da EJA: A horta como ferramenta de educação ambiental-
Título: dc.titleEnvironmental perception of students of education of youth and adults (EYA): The vegetable garden as an Environmental Education tool-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.