Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Passoni, Taisa Pinetti | - |
Autor(es): dc.contributor | Passoni, Taisa Pinetti | - |
Autor(es): dc.contributor | Barth, Pedro Afonso | - |
Autor(es): dc.contributor | Denardi, Didiê Ana Ceni | - |
Autor(es): dc.creator | Carvalho, Juliana Fressato | - |
Autor(es): dc.creator | Tré, Raquel Souza | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T21:33:53Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T21:33:53Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-05-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-05-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-12-02 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24989 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/655475 | - |
Descrição: dc.description | The present paper is a systematized bibliographic review about the Letters Undergraduate final papers (TCC) of the Portuguese / English teaching major at the Federal University of Technology – Paraná State (UTFPR), Pato Branco campus. The aim of the research is to count the number of the final papers and develop an overview of the different areas that the research focuses on, from the creation of the undergraduate course to the present day, between 2012 and 2019, through a systematic literature review. A total of 198 TCCs were identified, which, after reading their titles and abstracts, allowed the identification of 17 categories, namely: Comparative literature, discourse analysis, linguistic analysis, English language, teaching, Portuguese language teaching, English language teaching, Interart studies, Libras (Brazilian Sign Language), Translation Studies, Brazilian Literature, Afro-Brazilian Literature, Children's and Teenage Literature, German Literature, English Language Literature, Italian Literature, German Literature. The synthesis of this categorization indicates that not only the course subjects, but also the different projects and programs offered by the university are of great influence in the choice of themes investigated. As main results, we identified that the research developed is distributed as follows: the most explored major area by the TCCs is the Literatures, with a total of 82 papers; teaching-related categories cover a total of 51 TCCs; and linguistics has 32 studies. These results highlight the main contributions of the research carried out in the Letters course and point to themes that still need to be further explored, which may be subsidies for future TCCs. | - |
Descrição: dc.description | O presente trabalho é uma revisão bibliográfica sistematizada dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) da Licenciatura em Letras Português/Inglês da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), câmpus Pato Branco. O objetivo da pesquisa é contabilizar os trabalhos e desenvolver um panorama acerca das diferentes áreas que as pesquisas enfocam, desde a criação do curso até os dias atuais, entre os anos de 2012 a 2019, por meio da revisão bibliográfica sistematizada. Foram contabilizados 198 TCCs, os quais, a partir da leitura de seus títulos e resumos, permitiram a identificação de 17 categorias, sendo elas: Literatura comparada, análise do discurso, análise linguística, língua inglesa, ensino, ensino de língua portuguesa, ensino de língua inglesa, interartes, libras, estudos da tradução, literatura brasileira, literatura afro-brasileira, literatura infantojuvenil, literatura alemã, literatura de língua inglesa, literatura italiana, literatura alemã. A síntese desta categorização indica que não somente as disciplinas do curso, mas também os diferentes projetos e programas ofertados pela Universidade são de grande influência na escolha dos temas. Como principais resultados, identificamos que as pesquisas desenvolvidas estão assim distribuídas: a grande área mais explorada pelos TCCs é a das Literaturas, com um total de 82 trabalhos; a categorias relacionadas ao ensino abrangem um total de 51 TCCs; e a linguística possui 32 estudos. Tais resultados evidenciam as principais contribuições das pesquisas realizadas no curso de Letras e apontam temas que ainda precisam ser mais explorados, o que poderá ser subsídio para TCCs futuros. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Pato Branco | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Departamento Acadêmico de Letras | - |
Publicador: dc.publisher | Licenciatura em Letras | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Professores - Formação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação profissional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pesquisa - Metodologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pesquisa bibliográfica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teachers, Training of | - |
Palavras-chave: dc.subject | Occupational training | - |
Palavras-chave: dc.subject | Research - Methodology | - |
Palavras-chave: dc.subject | Searching, Bibliographical | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS | - |
Título: dc.title | Os trabalhos de conclusão de curso da Licenciatura em Letras da UTFPR, Pato Branco: uma revisão bibliográfica sistematizada | - |
Título: dc.title | Letters undergraduate final papers at UTFPR, Pato Branco: a systematized bibliographic review | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: