Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Brandão, William Arthur Philip Louis Naidoo Terroso de Mendonça | - |
Autor(es): dc.creator | Caetano, Dyego Leonardo Ferraz | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T21:33:48Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T21:33:48Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013-03-16 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22038 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/655443 | - |
Descrição: dc.description | The incidence of processes such as pollution, deforestation, construction of dams and overfishing has caused a constant imbalance in the ecology of water resources, causing damage to both the environment itself, considering, for example, fauna and flora, as for all population that depends on it. Within this context, the recovery and preservation of regional water resources require the development of a long and continuous process of Environmental Education in schools and local communities. Thus, the objective of this study was to determine the level of knowledge regarding the importance of water and conserving local water resources, of high school students of a public school located in the city of Jacarezinho, Paraná. For this purpose we used a questionnaire, and data analysis was conducted by surveying, interpretation and codification of the questionnaire responses, in order to contribute to some generalizations about the case, using descriptive statistics. Through this was possible to understand that the students have yes, some basic concepts about the importance of water for life on the planet, but know little about the water resources of their city, Jacarezinho, state of Paraná. Some know that a river or stream located in the city, mentioned Jacarezinho river or Malaria stream, but there are various other streams in the city and urban watercourses, such as Água Feia and Chumbeiro stream, the latter including, with a portion of its length located in a conservation area called "Wildlife Refuge Jacarezinho" old "Garden", within the city. Thus, the results of this thesis can serve as encouragement for the planning and logistics of Environmental Education projects for the conservation of water resources in Jacarezinho, one of them even within the conservation area above, since most of the residents do not give importance deserving the creek situated therein. | - |
Descrição: dc.description | A incidência de processos como a poluição, desmatamentos, construção de hidrelétricas e a pesca indiscriminada tem provocado um desequilíbrio constante na ecologia dos recursos hídricos, originando prejuízos tanto para o ambiente em si, considerando, por exemplo, a fauna e a flora, como para toda a população que depende dele. Dentro deste contexto, a recuperação e preservação das bacias hidrográficas regionais requerem o desenvolvimento de um longo e contínuo processo de Educação Ambiental nas escolas e nas comunidades locais. Desta forma, o objetivo do presente trabalho foi o de verificar o nível de conhecimento, quanto à importância da água e da conservação de recursos hídricos locais, de alunos do ensino médio de uma escola pública localizada no município de Jacarezinho, Paraná. Para tal finalidade utilizou-se um questionário, e a análise dos dados foi realizada por meio de levantamento, interpretação e codificação das respostas do questionário aplicado, no intuito de contribuir com algumas generalizações à respeito do caso, utilizando a estatística descritiva. Através disto foi possível perceber que os alunos possuem sim, alguns conceitos básicos sobre a importância da água para a vida no planeta, mas conhecem pouco à respeito dos recursos hídricos de sua cidade, Jacarezinho, estado do Paraná. Alguns dos que conheciam algum rio ou riacho situados na cidade citaram ou o rio Jacarezinho ou o Ribeirão Malária, sendo que existem ainda vários outros ribeirões e rios urbanos nesta cidade, como por exemplo o Ribeirão Água Feia e o Córrego Chumbeiro, este último inclusive, com uma parte de sua extensão situada em uma Unidade de Conservação chamada de “Refúgio de Vida Silvestre de Jacarezinho”, antigo “Horto”, dentro da cidade. Desta forma, os resultados da presente monografia podem servir de fomento para o planejamento e logística de projetos de Educação Ambiental que visem a conservação dos recursos hídricos de Jacarezinho, um deles até mesmo dentro da Unidade de Conservação supracitada, já que a maioria dos moradores não dão importância merecedora para o riacho situado nela. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Medianeira | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação ambiental | - |
Palavras-chave: dc.subject | Água | - |
Palavras-chave: dc.subject | Conservação da natureza | - |
Palavras-chave: dc.subject | Bacias hidrográficas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Environmental education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Water | - |
Palavras-chave: dc.subject | Nature conservation | - |
Palavras-chave: dc.subject | Watersheds | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Ciências | - |
Título: dc.title | Conservação de recursos hídricos: a percepção de alunos de ensino médio no município de Jacarezinho, Paraná | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: