A química do perfume: a experimentação no ensino de química como estratégia de auxílio na contextualização

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorViera, Graciela Leila Heep-
Autor(es): dc.creatorMorais, Karina Correia-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:33:40Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:33:40Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-23-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-23-
Data de envio: dc.date.issued2012-11-24-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22031-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/655399-
Descrição: dc.descriptionThe scientific knowledge needs to be like a development’s product of the sociopolitical and cultural the individual, but this is a big challenge search strategies contextualization that enables the students create a relationship with education/schooling. This work has made a qualitative search to evaluate the student's scientific curiosity of 3rd year of Teacher Training a state Parana school. Enjoying that the motivation and interdisciplinary Chemistry feature, this work has checked the interest for the science by way of the experimentation like strategy helping the contextualization. The “Chemical fragrance” was the topic this work, where the students defined the fragrance’s chemical composition using methods of obtaining fragrances. Starting this experimental lesson, had worked with stoichiometric calculations, differences between atoms and molecules, groups and times in a atomic table, distinction regarding the nature of the elements, octet role and type of covalent chemical bonds. This project, arranged in several stages, allowed the evaluation time’s concentration, perseverance, team work, and improvement of the proposed model as well as the organization of work teams. Starting science articles read, the students held a extraction of the essence, made the fragrance and showed the work to the other students in the school. The development this work provided the students acquire knowledge as a product of their interaction with the real world, valuing the learn by discovery. Through the contextualization observed the importance of living, enhancement of human, the need to learn to solve practical issues of everyday life through the pursuit of research, was outlined means to be a search for other ways to solve real problems.-
Descrição: dc.descriptionO conhecimento científico deve ser caracterizado como produto da vida sociopolítico e cultural do indivíduo, porém é um grande desafio buscar estratégias de contextualização que permitam aos alunos uma relação maior ao ensino-aprendizagem. Neste trabalho foi realizada a pesquisa qualitativa para avaliar a curiosidade científica dos estudantes do 3º ano da Formação de Docentes, de uma escola pública estadual do Paraná. Aproveitando que a Química possui um caráter motivador e interdisciplinar foi avaliado o interesse pelas Ciências por meio da experimentação como estratégia de auxílio na contextualização. A “química do perfume” foi tema deste trabalho, na qual os alunos definiram a composição química dos perfumes e realizaram métodos de obtenção de fragrâncias. A partir desta aula experimental trabalhou-se com cálculos estequiométricos, diferenças entre átomos e moléculas, grupos e períodos em uma tabela atômica, distinção quanto a natureza dos elementos, regra do octeto e as ligações químicas do tipo covalente. Este projeto, disposto de diversas etapas, permitiu avaliar momentos de concentração, de perseverança, de trabalho em equipe, o aperfeiçoamento do modelo proposto e bem como a organização das equipes de trabalho. A partir de leitura de artigos científicos, os alunos realizaram a extração da essência, produziram o perfume e apresentaram o trabalho para os alunos do colégio. O desenvolvimento deste trabalho proporcionou aos alunos adquirir o conhecimento como produto da sua interação com o mundo real, valorizando a aprendizagem pela descoberta. Por meio da contextualização observou-se a importância da vivência, de valorização humana, a necessidade de saber mais para resolver questões práticas do seu cotidiano por meio da busca pela pesquisa, delineou-se meios para que se busquem outros caminhos de resolver problemáticas reais.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherMedianeira-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino - Meios auxiliares-
Palavras-chave: dc.subjectPesquisa experimental-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem experimental-
Palavras-chave: dc.subjectTeaching - Aids and devices-
Palavras-chave: dc.subjectExperiential research-
Palavras-chave: dc.subjectExperiential learning-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Ciências-
Título: dc.titleA química do perfume: a experimentação no ensino de química como estratégia de auxílio na contextualização-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.