Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Bortoloto, Claudimara Cassoli | - |
Autor(es): dc.creator | Nascimento, Sandra Mara do | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T21:33:39Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T21:33:39Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013-11-29 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20898 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/655392 | - |
Descrição: dc.description | This work had as its theme the teaching modality EJA - education of youth and adults under the vision of educator and pioneer of education for youth and adults, Paulo Freire, addressing the main results through field research, seeking to understand the methodology and which their contributions to this type of education. The research was conducted in school Jaime Canet, located in the city from Paraná, in the street Ettore Giovine, s/n, Garden St. Christopher, whose aim is to identify which methodology applied by professionals who are dedicated to the group of youngsters and adults, and knowledge that they have methodologies that contribute to this type of education, based on the studies so the educator Paulo Freire. Data were collected from students and the teacher (a) primary school 1, which comprises a group of 24 students aged from fifteen (15) years, and only one teacher, where the respective school serves a group of serial education of youth and adults so that meets the cycle one (1) and two (2) comprising 1st to 4th year. With studies of the works of Paulo Freire, based on their teaching methodology, work was carried out continuous observation, interview questionnaire enclosed with the teacher (a), and students report questionnaire accompanied by dialogue, which produced diagnostic sample collected. This research serves as knowledge and identification as in the education of youth and adults - EJA, today , and what is the contribution to the learning and lives of students , in order to reflect and review the methodology, reviewing the true role school in society. | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho teve como temática a modalidade de ensino EJA-educação de jovens e adultos sob a visão do educador e precursor da educação de jovens e adultos, Paulo Freire, abordou os principais resultados mediante pesquisa de campo, em busca de compreender a metodologia aplicada e qual suas contribuições nessa modalidade de ensino. Foi realizada a pesquisa na escola Jaime Canet, situada na cidade de Paranavaí, na rua Ettore Giovine, s/n, jardim São Cristovão, cujo objetivo é identificar qual a metodologia aplicada pelos profissionais que se dedicam com as turmas de jovens e adultos, e o conhecimento que os mesmos tem das metodologias que contribuem com essa modalidade de ensino, baseando-se assim nos estudos do educador Paulo freire. Os dados foram coletados com alunos e com o professor (a) do ensino fundamental 1,que compreende uma turma de 24 alunos com idade a partir de 15(quinze) anos, e somente um professor, onde na respectiva escola atende uma turma seriada de educação de jovens e adultos de modo que atende o ciclo 1 (um ) e 2 (dois) que compreende de 1º ao 4º ano. Com estudos das obras de Paulo Freire, baseando-se em sua metodologia de ensino, foi realizado um trabalho de observação contínua, entrevista com questionário fechado e aberto ao professor(a), e aos alunos questionário fechado acompanhado de diálogo, que permitiu fazer diagnóstico da amostra coletada. Essa pesquisa serve como conhecimento e identificação de como acontece a educação de jovens e adultos - EJA, na atualidade, e qual é a contribuição na aprendizagem, e na vida dos alunos, no sentido de refletir e rever a metodologia aplicada e o verdadeiro papel da escola na sociedade. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Medianeira | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação de adultos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino - Metodologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Adult education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teaching - Methodology | - |
Palavras-chave: dc.subject | Learning | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação: Métodos e Técnicas de Ensino | - |
Título: dc.title | Educação de jovens e adultos EJA, na visão de Paulo Freire | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: