Propostas de aulas na educação básica de alguns conceitos matemáticos visando seu contexto histórico e aplicações nos dias atuais

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorHess, Patricia-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/7056578508784145-
Autor(es): dc.contributorHess, Patricia-
Autor(es): dc.contributorFerreira, Priscila Savulski-
Autor(es): dc.contributorCalegari, Priscila Cardoso-
Autor(es): dc.creatorAnjos Filho, Orencio Capestrano dos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:33:38Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:33:38Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-03-15-
Data de envio: dc.date.issued2018-03-15-
Data de envio: dc.date.issued2018-12-18-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2995-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/655385-
Descrição: dc.descriptionThis paper aims to answer some questions asked by our elementary and middle school students about some mathematical concepts. To answer such questions, where do I come from this concept? And where can I apply it on day day? The following contents were chosen to be approached in this work: geometry, quadratic equation and fractions. Briefly, it will be presented how some mathematical concepts emerged from the needs of the ancient peoples, citing some historical personages, who were fundamental for the evolution of some notations used to represent certain numbers. In addition, it will show some applications in which the chosen contents can be used in the present day, as well as the importance of solving problems as a learning proposal, considering the importance of the same within mathematics, be it to plan, organize, control or analyze.-
Descrição: dc.descriptionCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho tem como objetivo responder algumas perguntas feitas por nossos alunos do ensino fundamental e médio, referente a alguns conceitos matemáticos. Para responder perguntas do tipo, de onde venho este conceito? E onde posso aplicá-lo no dia dia? Foram escolhidos os seguintes conteúdos a serem abordados neste trabalho: geometria, equação quadrática e frações. De forma resumida, será apresentado como alguns conceitos matemáticos surgiram a partir das necessidades dos povos antigos, citando alguns personagens históricos, que foram fundamentais para a evolução de algumas notações usadas para representar certos números. Além disso, será exibido algumas aplicações em que os conteúdos escolhidos podem ser usados nos dias atuais, bem como a importância da resolução de problemas como proposta de aprendizagem, tendo em vista a importância do mesmo dentro da matemática, seja para planejar, organizar, controlar ou analisar.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherCuritiba-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectMatemática - Frações-
Palavras-chave: dc.subjectMatemática - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectEquações-
Palavras-chave: dc.subjectGeometria-
Palavras-chave: dc.subjectMatemática-
Palavras-chave: dc.subjectMathematics - Fractions-
Palavras-chave: dc.subjectMathematics - Study and teaching-
Palavras-chave: dc.subjectEquations-
Palavras-chave: dc.subjectGeometry-
Palavras-chave: dc.subjectMathematics-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA-
Palavras-chave: dc.subjectMatemática-
Título: dc.titlePropostas de aulas na educação básica de alguns conceitos matemáticos visando seu contexto histórico e aplicações nos dias atuais-
Título: dc.titleProposals of classes in the basic education of some mathematical concepts aiming at their historical context and applications in the present day-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.