Usando um aplicativo que monitora corridas de rua para o estudo da cinemática

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMotta, Marcelo Souza-
Autor(es): dc.contributorMotta, Marcelo Souza-
Autor(es): dc.contributorRocha, Flavia Sucheck Mateus da-
Autor(es): dc.contributorNesi, Taniele Loss-
Autor(es): dc.creatorVenancio, Bruno Felipe-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:33:38Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:33:38Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-22-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-22-
Data de envio: dc.date.issued2019-09-11-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19619-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/655383-
Descrição: dc.descriptionInformation and Communication Technologies are resources that have great potential to be used in the teaching and learning process. The use of these contemporary technological tools in the classroom can nearing the student to everyday situations, especially in physics lectures, whose contents often become abstract without connection to reality. An example of this context is the kinematics, which is studied in the first year of high school. Thus in the study of the moviments, objects (people, cars, planes, planets, among others), in general, are modeled as ponctual particles, making the kinematics abstract and far from reality. The objective of this monograph is to present the elaboration of a didactic resource for the study of kinematics based on the analysis of data from the smartphone application known as Strava, which monitors street races. This didactic resource is an alternative to nearing this theme to everyday life of students, showing the possibilities of using Information and Communication Technologies in the educational environment.-
Descrição: dc.descriptionAs Tecnologias da Informação e Comunicação são recursos que apresentam um grande potencial para serem empregas no processo de ensino e aprendizagem. A utilização dessas ferramenta tecnológicas contemporâneas em sala de aula pode aproximar o estudante de situações de seu cotidiano, em especial nas aulas de Física, cujos conteúdos por muitas vezes se tornam abstratos sem conexão com a realidade. Um exemplo deste contexto é a cinemática, que normalmente é abordada no primeiro ano do ensino médio. Por exemplo, no estudo dos movimentos, os móveis (pessoas, carros, aviões, planetas, entre outros), em geral, são modelados como partículas pontuais, tornando o assunto abstrato e longe da realidade. O objetivo desta monografia é apresentar a elaboração de um recurso didático para o estudo da cinemática, baseado na análise de dados obtidos do aplicativo para smartphone conhecido como Strava, que monitora corridas de rua. Este recurso didático é uma alternativa de aproximar este tema ao dia a dia dos alunos, mostrando as possibilidades do uso das Tecnologias da Informação e Comunicação no meio educacional.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherCuritiba-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherEspecialização em Inovação e Tecnologias na Educação-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsembargoedAccess-
Palavras-chave: dc.subjectAplicativos móveis-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectCinemática-
Palavras-chave: dc.subjectTecnologia da informação-
Palavras-chave: dc.subjectMobile apps-
Palavras-chave: dc.subjectLearning-
Palavras-chave: dc.subjectKinematics-
Palavras-chave: dc.subjectInformation technology-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO-
Título: dc.titleUsando um aplicativo que monitora corridas de rua para o estudo da cinemática-
Título: dc.titleUsing an app that monitors street running for the study of kinematics-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.