Produções acadêmicas sobre tecnologia de informação e comunicação (TIC) na educação infantil

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFilietaz, Marta Rejane Proença-
Autor(es): dc.contributorFilietaz, Marta Rejane Proença-
Autor(es): dc.contributorBridi, Jamile Cristina Ajub-
Autor(es): dc.contributorAndrade, Zinara Marcet de-
Autor(es): dc.creatorAbra, Angela dos Santos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:33:35Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:33:35Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-02-18-
Data de envio: dc.date.issued2021-02-18-
Data de envio: dc.date.issued2020-09-29-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24292-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/655367-
Descrição: dc.descriptionThis research aims to analyze academic productions made on information and communication technologies, applied in early childhood education. We sought to understand the historical context of early childhood education, identifying the possible resources to work with the age group from 0 to 5 years old and the use of digital technologies in their teaching-learning process. The researches were collected in public access channels, in articles, dissertations and theses, in the period between 2009 to 2019. To provide a theoretical basis, it used authors such as Pontes (2000, Kenski (2005), Gonçalves and Ghedin (2010), Stinghen ( The results obtained showed that the literature is interested in conducting research on the availability of digital educational resources in the context of ICTs for early childhood education, in different phases. Mobilizes with research, thus favoring the inclusion of ICTs in the early years of early childhood education.-
Descrição: dc.descriptionEsta pesquisa tem como objetivo analisar produções acadêmicas realizadas sobre as tecnologias de informação e comunicação, aplicadas na educação infantil. Buscou-se compreender o contexto histórico da educação infantil, identificando os recursos possíveis para trabalhar com a faixa etária de 0 a 5 anos e o uso das tecnologias digitais em seu processo ensino-aprendizagem. As pesquisas foram coletadas em canais de acesso público, em artigos, dissertações e teses, no período entre 2009 a 2019. Para dar embasamento teórico utilizou de autores como Pontes (2000, Kenski(2005), Gonçalves e Ghedin (2010), Stinghen (2016), dentre outros. Os resultados obtidos demonstraram que a literatura se mostra interessada em realizar pesquisa sobre a disponibilização de recursos educacionais digitais no contexto das TICs para educação infantil, em diferentes fases. Necessita-se considerar como resultado desse trabalho que as literaturas se mobilizam com pesquisas favorecendo, dessa forma, a inclusão das TICs já nos primeiros anos da educação infantil.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherCuritiba-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherEspecialização em Tecnologias, Comunicação e Técnicas de Ensino-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectComunicação e tecnologia-
Palavras-chave: dc.subjectTecnologia da informação-
Palavras-chave: dc.subjectCrianças - Educação-
Palavras-chave: dc.subjectTecnologia educacional-
Palavras-chave: dc.subjectCommunication and technology-
Palavras-chave: dc.subjectInformation technology-
Palavras-chave: dc.subjectChildren - Education-
Palavras-chave: dc.subjectEducational technology-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::TEORIA DA INFORMACAO-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO-
Título: dc.titleProduções acadêmicas sobre tecnologia de informação e comunicação (TIC) na educação infantil-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.