Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Filietaz, Marta Rejane Proença | - |
Autor(es): dc.contributor | Filietaz, Marta Rejane Proença | - |
Autor(es): dc.contributor | Bridi, Jamile Cristina Ajub | - |
Autor(es): dc.contributor | Andrade, Zinara Marcet de | - |
Autor(es): dc.creator | Abra, Angela dos Santos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T21:33:35Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T21:33:35Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-02-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-02-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-09-29 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24292 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/655367 | - |
Descrição: dc.description | This research aims to analyze academic productions made on information and communication technologies, applied in early childhood education. We sought to understand the historical context of early childhood education, identifying the possible resources to work with the age group from 0 to 5 years old and the use of digital technologies in their teaching-learning process. The researches were collected in public access channels, in articles, dissertations and theses, in the period between 2009 to 2019. To provide a theoretical basis, it used authors such as Pontes (2000, Kenski (2005), Gonçalves and Ghedin (2010), Stinghen ( The results obtained showed that the literature is interested in conducting research on the availability of digital educational resources in the context of ICTs for early childhood education, in different phases. Mobilizes with research, thus favoring the inclusion of ICTs in the early years of early childhood education. | - |
Descrição: dc.description | Esta pesquisa tem como objetivo analisar produções acadêmicas realizadas sobre as tecnologias de informação e comunicação, aplicadas na educação infantil. Buscou-se compreender o contexto histórico da educação infantil, identificando os recursos possíveis para trabalhar com a faixa etária de 0 a 5 anos e o uso das tecnologias digitais em seu processo ensino-aprendizagem. As pesquisas foram coletadas em canais de acesso público, em artigos, dissertações e teses, no período entre 2009 a 2019. Para dar embasamento teórico utilizou de autores como Pontes (2000, Kenski(2005), Gonçalves e Ghedin (2010), Stinghen (2016), dentre outros. Os resultados obtidos demonstraram que a literatura se mostra interessada em realizar pesquisa sobre a disponibilização de recursos educacionais digitais no contexto das TICs para educação infantil, em diferentes fases. Necessita-se considerar como resultado desse trabalho que as literaturas se mobilizam com pesquisas favorecendo, dessa forma, a inclusão das TICs já nos primeiros anos da educação infantil. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Especialização em Tecnologias, Comunicação e Técnicas de Ensino | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Comunicação e tecnologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia da informação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Crianças - Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia educacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Communication and technology | - |
Palavras-chave: dc.subject | Information technology | - |
Palavras-chave: dc.subject | Children - Education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educational technology | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::TEORIA DA INFORMACAO | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO | - |
Título: dc.title | Produções acadêmicas sobre tecnologia de informação e comunicação (TIC) na educação infantil | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: