A educação ambiental no ensino fundamental II

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSarmento, Cleonice Mendes Pereira-
Autor(es): dc.contributorSarmento, Cleonice Mendes Pereira-
Autor(es): dc.contributorBrandão, Henry Charles Albert David N T Mendonça-
Autor(es): dc.contributorSobjak, Ricardo-
Autor(es): dc.creatorPinto, Pedro José Amorim-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:33:29Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:33:29Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-23-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-23-
Data de envio: dc.date.issued2015-11-28-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22150-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/655326-
Descrição: dc.descriptionThis work aims to present a proposal Environmental Education interdisciplinary in a State School in the city of Diadema – SP, aims at environmental awareness of fundamental students of the 6th grade of elementary school II. To achieve the objectives proposed in the present study, we conducted a survey-type exploratory and descriptive literature to know at what stage school students surveyed were in relation to Environmental Education. For primary data collections were used respectively, 02 semistructured questionnaires: one for teachers, open questionnaire and for students, a closed questionnaire, and the latter audience was applied after the achievement of an environmental activity with slides and video. Participants were 10 teachers and 50 students of the 6th year. We highlight some results from the survey, teachers: lack of social and educational projects with environmental issues, little environmental activities developed throughout the school year, teachers lack training continues, lack interdisciplinarity with transversal contents; students: demonstrate knowledge of ecological principles, like the environmental activities undertaken. With the results obtained from the research, it became evident that it is essential a pedagogical interdisciplinary environmental education in school.-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho teve como objetivo apresentar uma proposta de Educação Ambiental interdisciplinar em uma Escola Estadual do município de Diadema – SP, que visou a conscientização ambiental dos alunos do 6° ano do ensino fundamental II. Para atingir os objetivos propostos do presente estudo, foi realizada uma pesquisa do tipo exploratória, bibliográfica e descritiva para conhecer em que estágio os alunos da escola pesquisada estavam em relação à Educação Ambiental. Para a coleta de dados primários foram utilizadas, respectivamente, 02 questionários semiestruturados: um para os professores, questionário aberto e para os alunos, um questionário fechado, para o último público foi aplicado após a realização de uma atividade ambiental com slides e vídeo. Participaram da pesquisa 10 professores e 50 alunos do 6º ano. Podemos destacar alguns resultados obtidos com a pesquisa, professores: falta de projetos socioeducativos com as questões ambientais, poucas atividades ambientais desenvolvidas ao longo do ano escolar, falta capacitação dos professores, falta interdisciplinaridade com os conteúdos transversais; alunos: demonstram conhecer os princípios ecológicos, gostam das atividades ambientais desenvolvidas. Com os resultados obtidos com a pesquisa, ficou evidenciada que é imprescindível uma proposta pedagógica interdisciplinar de Educação Ambiental na escola.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherMedianeira-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherEspecialização em Ensino de Ciências-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectConscientização-
Palavras-chave: dc.subjectAbordagem interdisciplinar do conhecimento-
Palavras-chave: dc.subjectRecursos naturais-
Palavras-chave: dc.subjectAwareness-
Palavras-chave: dc.subjectInterdisciplinary approach to knowledge-
Palavras-chave: dc.subjectNatural resources-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO-
Título: dc.titleA educação ambiental no ensino fundamental II-
Título: dc.titleThe environmental education in elementary school II-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.