Experimentação investigativa no estudo de conservação das massas

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCedran, Jaime da Costa-
Autor(es): dc.contributorCedran, Jaime da Costa-
Autor(es): dc.contributorNunes, Rodrigo Ruschel-
Autor(es): dc.contributorPires, Emerson Luis-
Autor(es): dc.creatorWerncke, Elaine-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:33:23Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:33:23Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-15-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-15-
Data de envio: dc.date.issued2019-12-05-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/13246-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/655285-
Descrição: dc.descriptionAccording to Brow, Lemay and Bursten (2005), chemistry is the study of the properties of materials and the changes they undergo, and to understand these transformations, several scientific concepts are needed, among them the conservation of mass. However, this concept can be difficult to understand, which leads students to develop alternative conceptions to understand such theory (Silva, Souza and Marcondes, 2008). Therefore, due to the difficulty of the subject, an individualized educational strategy is necessary and, among many, the investigative experiment was chosen, because in this the student is an active participant of his knowledge, from the interpretation of the problem to the raising of hypotheses for its solution ( Oliveira, 2012) and, according to Motta et al. (2013), by this method the student is more committed to their learning. Therefore, this work aims to elaborate an investigative material on mass conservation and to identify through the application of the material the conceptions of the students of the first year of high school about the conservation of the masses and how they use it to explain the chemical transformations.-
Descrição: dc.descriptionSegundo Brow, Lemay e Bursten (2005), a química é o estudo das propriedades dos materiais e das mudanças sofridas por estes, e para entender essas transformações são necessários vários conceitos científicos, dentre eles está a conservação da massa. Todavia, esse conceito pode ser de difícil compreensão, o que leva os estudantes desenvolverem concepções alternativas para compreenderem tal teoria (SILVA, SOUZA E MARCONDES, 2008). Logo, pela dificuldade do tema é necessário uma estratégia educacional individualizada e, entre inúmeras, escolheuse o experimento investigativo, pois nesse o aluno é um participador ativo de seu conhecimento, desde a interpretação do problema até o levantamento de hipóteses para sua solução (OLIVEIRA, 2012) e, segundo Motta et al. (2013), por esse método o estudante demonstra maior comprometimento na construção de sua aprendizagem. Diante disso, o trabalho tem como objetivo aplicar um material de caráter investigativo sobre o conteúdo de conservação das massas e identificar por meio da implementação do material as concepções dos estudantes do primeiro ano do ensino médio sobre a conservação das massas e como a utilizam para explicar as transformações químicas.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherMedianeira-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherLicenciatura em Química-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectQuímica - Experiências-
Palavras-chave: dc.subjectEstratégias de aprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectMateriais - Propriedades térmicas-
Palavras-chave: dc.subjectChemistry - Experiments-
Palavras-chave: dc.subjectLearning strategies-
Palavras-chave: dc.subjectMaterials - Thermal properties-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA-
Título: dc.titleExperimentação investigativa no estudo de conservação das massas-
Título: dc.titleInvestigative experimentation in the study of mass conservation-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.