Modelagem de um drive do tipo ponte H não ideal utilizando a linguagem Modelica

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorJanzen, Frederic Conrad-
Autor(es): dc.contributorJanzen, Frederic Conrad-
Autor(es): dc.contributorCorrêa, Fernanda Cristina-
Autor(es): dc.contributorSantos, Max Mauro Dias-
Autor(es): dc.creatorChemin Neto, Carlos Sergio-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:33:21Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:33:21Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-18-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-18-
Data de envio: dc.date.issued2017-06-04-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/16186-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/655273-
Descrição: dc.descriptionAccuracy in semiconductor electronic components varies according to some parameters. Among them, the temperature stands out causing changes in their behavior. In the case of MOSFETs, we have change in the current that goes through the component, as well as in the value of its transconductance. These variations may have great influence on the control in systems where the MOSFETs drive the actuators of the control mesh. The objective of this work is to model a drive drive, or bridge H, for a position control system of a DC motor. The drive is composed of four MOSFETs that act as keys and the model considers the temperature variation of the same during its operation. To model the system, the Modelica language was used because of its innumerable advantages in the modeling of complex systems. Results of the simulations demonstrate the behavior of the DC motor and the MOSFETs being subjected to a square wave signal.-
Descrição: dc.descriptionA precisão em componentes eletrônicos do tipo semicondutores sofre variações conforme alguns parâmetros. Dentre eles, a temperatura se destaca ocasionando modificações no comportamento dos mesmos. No caso de MOSFETs, temos alteração na corrente que percorre o componente, bem como no valor de sua transcondutância. Essas variações podem possuir grande influência sobre o controle em sistemas onde os MOSFETs acionam os atuadores da malha de controle. O objetivo deste trabalho é modelar um drive de acionamento, ou ponte H, para um sistema de controle de posição de um motor de corrente continua. O drive é composto por quatro MOSFETs que atuam como chaves sendo que o modelo considera a variação de temperatura dos mesmos durante sua operação. Para modelar o sistema utilizou-se a linguagem Modelica por conta de suas inúmeras vantagens na modelagem de sistemas complexos. Resultados das simulações demonstram o comportamento do motor de corrente continua e dos MOSFETs sendo submetidos a um sinal de onda quadrada.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherPonta Grossa-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherDepartamento Acadêmico de Eletrônica-
Publicador: dc.publisherEngenharia Eletrônica-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectSemicondutores-
Palavras-chave: dc.subjectControle de temperatura-
Palavras-chave: dc.subjectMotores elétricos de corrente contínua-
Palavras-chave: dc.subjectModelagem-
Palavras-chave: dc.subjectSemiconductors-
Palavras-chave: dc.subjectTemperature control-
Palavras-chave: dc.subjectElectric motors, Direct current-
Palavras-chave: dc.subjectModelyng-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA-
Título: dc.titleModelagem de um drive do tipo ponte H não ideal utilizando a linguagem Modelica-
Título: dc.titleModeling of a non ideal H bridge drive applying the Modelica programing language-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

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