Literatura e a formação do leitor literário

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSales, Cristiano de-
Autor(es): dc.contributorLima, Marcelo Fernando de-
Autor(es): dc.contributorFranz, Marcelo-
Autor(es): dc.contributorCantarin, Márcio Matiassi-
Autor(es): dc.creatorSilva, Mônica Florentino da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:33:20Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:33:20Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-22-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-22-
Data de envio: dc.date.issued2018-08-04-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18850-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/655267-
Descrição: dc.descriptionThis Research shall show a theoretical perspective about of teaching methodologies in the classroom. Initially, the literature is related by documents that revolve around secondary education in Brazil, however, as being the National Curricular Parameters and Curricular Guidelines for Middle School. Therefore it’s primarily focused on four topics: The receptive method, created by Maria da Gloria Bordini and Vera Teixeira de Aguiar; the rhizomatic principle of Silvio Gallo with references to the philosophers Gilles Deleuze and Félix Guattari; the dialogical proposal raised by William Roberto Cereja; and finally, the literary literacy made by Rildo Cosson. Particularly, this work receives a complementary suggestion of literature in the schools being used as a receptive method and literary literacy with the story “Onda” (Wave) written by the famous Brazilian writer Machado de Assis.-
Descrição: dc.descriptionEsta pesquisa apresenta uma abordagem teórica sobre as metodologias do ensino da literatura na sala de aula. Apresenta inicialmente um panorama da literatura abordada pelos documentos que norteiam o ensino médio no Brasil, sendo eles os Parâmetros Curriculares Nacionais e Orientações Curriculares para o Ensino Médio. Discute ainda a perspectiva da literatura com enfoque em quatro abordagens, sendo elas: o Método Recepcional, de Maria da Gloria Bordini e Vera Teixeira de Aguiar, o princípio rizomático, de Silvo Gallo, com referências aos filósofos Gilles Deleuze e Félix Guattari, a proposta Dialógica de Willian Roberto Cereja, e por fim o Letramento Literário de Rildo Cosson. Complementada por uma sugestão de abordagem da literatura na sala de aula sendo utilizado o Método Recepcional e o Letramento Literário com o conto Onda, de Machado de Assis.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherCuritiba-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherEspecialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino - Metodologia-
Palavras-chave: dc.subjectLiteratura-
Palavras-chave: dc.subjectLeitores-
Palavras-chave: dc.subjectLetramento-
Palavras-chave: dc.subjectTeaching - Methodology-
Palavras-chave: dc.subjectLiterature-
Palavras-chave: dc.subjectReader-
Palavras-chave: dc.subjectLiteracy-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA-
Título: dc.titleLiteratura e a formação do leitor literário-
Título: dc.titleLiterature and the formation of the literacy reader-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.