Religiosidade na obra Equus de Peter Shaffer: a substituição da imagem do divino para o personagem Alan Strang

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBecker, Marcia Regina-
Autor(es): dc.creatorOening, Juliana Rosa Machado-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:33:16Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:33:16Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-10-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-10-
Data de envio: dc.date.issued2014-08-22-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/9009-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/655241-
Descrição: dc.descriptionThis research paper presents an analysis of Peter Shaffer's play Equus (1978) under the perspective of sacred image replacement for the character Alan Strang. With Heliodora (2013), it shows a discussion about the Greek theater and its influence on the play, analyzed and the Greek time to the issue of religion and observes elements of the scenario. The character Dysart and the presence of the chorus can collaborate for historical reference. The paper discusses the need for the sacred to humanity, with Eliade (1979) and Eliade (1999), and how it is represented in the play. Finally, it focuses on the replacement of the sacred images for the character and possible influences in this exchange. To better understand the power of images for man, Debray (1993) focuses on the role of images in societies since antiquity, contributing thus to the discussion of this work.-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho de conclusão de curso apresenta uma análise da peça Equus (1978) de Peter Shaffer sob o viés da substituição da imagem do sagrado para o personagem Alan Strang. Com Heliodora (2013) evidencia-se uma discussão sobre o teatro grego e sua influência na peça analisada. Relaciona o tempo grego à temática da religiosidade, bem como observa elementos do cenário, o personagem Dysart e a presença do coro que possam colaborar para a remissão histórica. Discute a necessidade do sagrado, com Eliade (1979) e, novamente, Eliade (1999), para a humanidade e como isso está representado na peça. Por fim, focaliza a substituição das imagens do sagrado para o personagem Alan e possíveis influências nessa troca. Para melhor entendimento do poder das imagens para o homem, Debray (1993) debruça-se sobre o papel das imagens nas sociedades desde a antiguidade, colaborando, assim, para a discussão do presente trabalho.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherCuritiba-
Publicador: dc.publisherDepartamento Acadêmico de Comunicação e Expressão; Departamento Acadêmico de Línguas Estrangeiras Modernas-
Palavras-chave: dc.subjectReligiosidade na literatura-
Palavras-chave: dc.subjectLiteratura inglesa-
Palavras-chave: dc.subjectTeatro (Literatura)-
Palavras-chave: dc.subjectReligiousness in literature-
Palavras-chave: dc.subjectEnglish literature-
Palavras-chave: dc.subjectDrama-
Palavras-chave: dc.subjectLicenciatura em Letras-
Título: dc.titleReligiosidade na obra Equus de Peter Shaffer: a substituição da imagem do divino para o personagem Alan Strang-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

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