Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Borsato, Milton | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0002-3607-8315 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/9039613643111474 | - |
Autor(es): dc.contributor | Estorilio, Carla Cristina Amodio | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0002-9530-6525 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/7483160542134835 | - |
Autor(es): dc.contributor | Estorilio, Carla Cristina Amodio | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0002-9530-6525 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/7483160542134835 | - |
Autor(es): dc.contributor | Foggiatto, Jose Aguiomar | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0001-5393-3654 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/8013863352635494 | - |
Autor(es): dc.contributor | Maggi, Patricia Lizi de Oliveira | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0003-2629-2999 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/9548607695023307 | - |
Autor(es): dc.creator | Oliveira, Willian Carneiro de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T21:33:15Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T21:33:15Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-02-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-02-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-29 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24345 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/655234 | - |
Descrição: dc.description | Several sectors have sought to quantify the performance of their businesses, with a view to improve the use of available resources. However, the industrial field and the various engineering sectors stand out in this sense, in contrast to the education sector. Considering the growing competition in the educational field, especially for the migration of students to the distance learning modality, universities are being pressured to control and improve the performance of their operations, looking for alternatives in the industrial sector. After all, industries have already successfully used comprehensive performance indicators and methodologies for this purpose. Therefore, the objective of this work is to propose a method, based on industrial models, for measuring the performance of universities, considering the occupation of physical spaces. For this, some reviews on the following topics were carried out: methods used in universities to measure the occupation of physical spaces, performance indicators used in educational institutions, indicators used in industries and the use of these indicators in universities. For its development, the framework called Design Science Research (DSR) was used as methodology. To evaluate the proposed method in the field, an application is carried out in a large private university, located in Curitiba / PR, aiming to measure the occupancy rate of physical spaces. The results of the application of the proposed method were compared with the results of an application simulation with the UFO method, which is one of the methods most used by universities. Among the results obtained with the proposed method are the creation of a standardized basis for measuring the use of spaces, the analysis of the use of classrooms throughout the available time and the consideration of all exceptions registered during this use, which makes the method proposed more accurate than the current method. | - |
Descrição: dc.description | Vários setores vêm buscando quantificar o desempenho de seus negócios, visando melhorar a utilização dos recursos disponíveis. Entretanto, o campo industrial e os diversos setores da engenharia se destacam neste sentido, em contrapartida com o setor de educação. Considerando a crescente concorrência no campo educacional, especialmente pela migração de alunos para a modalidade de ensino a distância, as universidades estão sendo pressionadas a controlar e melhorar o desempenho de suas operações, buscando alternativas junto ao campo industrial. Afinal, as indústrias já utilizam com sucesso abrangentes indicadores de desempenho e metodologias para este fim. Sendo assim, o objetivo deste trabalho é propor um método, baseado em modelos industriais, para a medição da utilização de universidades, considerando a ocupação dos espaços físicos. Para isso, algumas revisões sobre os seguintes temas foram realizadas: métodos utilizados nas universidades para medição de ocupação de espaços físicos, indicadores de desempenho utilizados nas instituições de ensino, indicadores utilizados nas indústrias e utilização destes indicadores nas universidades. Para o seu desenvolvimento, utilizou-se como metodologia o framework chamado Design Science Research (DSR). Com o objetivo de avaliar o método proposto em campo, é realizada uma aplicação em uma universidade privada de grande porte, situada em Curitiba/PR, visando medir a taxa de ocupação de espaços físicos. Os resultados da aplicação do método proposto foram comparados com os resultados de uma simulação de aplicação com o método UFO, o qual é um dos métodos mais utilizados pelas universidades. Entre os resultados obtidos com o método proposto estão a criação de base padronizada para medição da utilização dos espaços, a análise do uso das salas de aula durante todo o tempo disponível e a consideração de todas as exceções registradas durante este uso, o que torna o método proposto mais preciso do que o método atual. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica e de Materiais | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Instalações universitárias | - |
Palavras-chave: dc.subject | Edifícios universitários | - |
Palavras-chave: dc.subject | Desempenho - Indicadores | - |
Palavras-chave: dc.subject | Produção enxuta | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino à distância | - |
Palavras-chave: dc.subject | College facilities | - |
Palavras-chave: dc.subject | College buildings | - |
Palavras-chave: dc.subject | Performance - Directories | - |
Palavras-chave: dc.subject | Lean manufacturing | - |
Palavras-chave: dc.subject | Distance education | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Engenharia Mecânica | - |
Título: dc.title | Método para medição de utilização de espaços físicos em universidades baseado em modelos industriais | - |
Título: dc.title | Method for measuring the use of physical spaces in universities based on industrial models | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: