Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Bortolozo, Eliana Aparecida Fagundes Queiroz | - |
Autor(es): dc.contributor | Bortolozo, Eliana Aparecida Fagundes Queiroz | - |
Autor(es): dc.contributor | Guimarães, Adriana Aparecida | - |
Autor(es): dc.contributor | Canteri, Maria Helene Giovanetti | - |
Autor(es): dc.creator | Lima, Disraely Fandiema Ribeiro de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T21:33:13Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T21:33:13Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2012-06-04 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/16709 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/655220 | - |
Descrição: dc.description | The present study aimed to investigate the dietary habits and physical activity before and after educational intervention on servers at a public university in the state of Parana. There was a collection of data covering a sample of 36 servers Federal Technological University of Paraná - Campus Ponta Grossa, of both sexes, provided spontaneous. Variables analyzed: age, sex, dietary patterns, anthropometric data, blood fat levels and glucose levels. Each participant went through individual interviews, in order to carry out dietary anamnesis, evaluation of exercise and anthropometric examination. The results were analyzed statistically and qualitatively, based on exploratory descriptive analysis mean comparison between the results obtained. We observed an improvement in the standard food after an educational intervention, particularly in relation to consumption of fruits and vegetables, which was close to the recommended daily pattern. Furthermore, for physical activity, initially most of the servers were inactive. After the intervention of the study, a significant increase of the index servers physically active. It is concluded that the interventions in eating habits and physical activity led to significant decrease in the high cardiovascular risk of 18% to 0.6% of the servers. | - |
Descrição: dc.description | O presente estudo teve como objetivo investigar os hábitos alimentares e prática de atividade física, antes e após intervenção educativa, em servidores de uma universidade pública do estado do Paraná. Realizou-se uma coleta de dados que abrangendo uma amostra populacional de 36 servidores da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus Ponta Grossa, de ambos os sexos, sob condição de demanda espontânea. Variáveis analisadas: idade, sexo, padrão alimentar, dados antropométricos, níveis de gordura sanguínea e glicemia. Cada participante passou por entrevistas individuais, com vistas a realização de anamnese alimentar, avaliação da prática de exercícios e exame antropométrico. Os resultados obtidos foram avaliados estatisticamente e qualitativamente, com base em análise descritiva exploratória de comparação de médias entre os resultados obtidos. Observou-se uma melhora no padrão alimentar após a intervenção educativa, sobretudo em relação ao consumo de frutas e verduras, que ficou próximo aos valores recomendados como padrão diário. Além disso, em relação a prática de atividade física, inicialmente, a maioria dos servidores eram sedentários. Após a intervenção do estudo, houve aumento significativo do índice de servidores praticantes de atividade física. Conclui-se que as intervenções realizadas nos habitos alimentares e de atividade fisica levaram a queda significativa do risco doenças cardiovasculares de alto de 18% para 0,6% dos servidores. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Ponta Grossa | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Departamento Acadêmico de Alimentos | - |
Publicador: dc.publisher | Tecnologia em Alimentos | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Hábitos alimentares | - |
Palavras-chave: dc.subject | Exercícios físicos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sistema cardiovascular - Doenças | - |
Palavras-chave: dc.subject | Peso corporal - Regulação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Food habits | - |
Palavras-chave: dc.subject | Exercise | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cardiovascular system - Diseases | - |
Palavras-chave: dc.subject | Body weight - Regulation | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::CIENCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS | - |
Título: dc.title | Influência dos hábitos alimentares e prática de atividade física no controle do peso corporal e valores sanguíneos para glicose, triglicerídeos e colesterol | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: