Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Sabbi, Larissa de Bortolli Chiamolera | - |
Autor(es): dc.contributor | Sabbi, Larissa de Bortolli Chiamolera | - |
Autor(es): dc.contributor | Câmara, Carla Daniela | - |
Autor(es): dc.contributor | Ostrovski, Dalésio | - |
Autor(es): dc.creator | Gastardeli, Juliana Proença | - |
Autor(es): dc.creator | Domingues, Nielen de Maman Ferrari | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T21:33:11Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T21:33:11Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016-11-21 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/13532 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/655209 | - |
Descrição: dc.description | The objective of this project is to raise the awareness of pre-school children and the entire school community through Environmental Education using the 3 R’s policy (reduce, recycle and reuse), considering the problems generated by the inadequate management of solid wastes. In order to obtain quantitative results on the behavior and knowledge of the target public regarding the final destination of residues generated in their residences, a previous environmental diagnosis was made. Based on these results, workshops and pedagogical and play activities were developed, such as games, stories, plays, songs, rides, drawings and montages, só that the theme could be approached with the students, arousing a critical sense about the current situation and motivating them to develop Alternatives to mitigate the possible impacts generated by the incorrect waste disposal. At the end of the project it was possible to conclude that a pedagogical proposal such as this one can change the environmental perception not only of the students but also of the whole school community só that awareness is developed, aimed at understanding the environment in which it is inserted and the part where Each one acts as a transforming agent of the same. | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho tem por objetivo a sensibilização de crianças em idade pré-escolar e de toda a comunidade escolar, por meio da Educação Ambiental utilizando a política dos 3 R’s (reduzir, reciclar e reutilizar), considerando a problemática gerada pelo gerenciamento inadequado dos resíduos sólidos. Afim de obter resultados quantitativos sobre o comportamento e conhecimento do público-alvo a respeito da destinação final dos resíduos gerados em suas residências, foi realizado um diagnóstico prévio ambiental. Com base nestes resultados foram elaboradas oficinas e atividades pedagógicas e lúdicas como brincadeiras, histórias, encenações, músicas, passeios, desenhos e montagens, para que o tema fosse abordado com os alunos, despertando o senso crítico a respeito da situação atual e motivando a desenvolverem alternativas simples para mitigar os possíveis impactos gerados com o descarte incorreto dos resíduos. Ao final das atividades foi possível concluir que uma proposta pedagógica como esta pode mudar a percepção ambiental não só dos alunos como de toda a comunidade escolar para que seja desenvolvida a sensibilização, voltada para compreensão do meio em que se está inserido e da parte em que cada um exerce como agente transformador do mesmo. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Medianeira | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Tecnologia em Gestão Ambiental | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação ambiental | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gestão integrada de resíduos sólidos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Reaproveitamento (Sobras, refugos, etc.) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Environmental education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Integrated solid waste mangement | - |
Palavras-chave: dc.subject | Recycling (Waste, etc.) | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO | - |
Título: dc.title | Educação ambiental na educação infantil: transformando resíduos em brinquedos | - |
Título: dc.title | Environmental education in children education: transforming waste on toys | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: