Avaliação: um desafio aos professores das séries finais do ensino fundamental

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorObana, João Enzio Gomes-
Autor(es): dc.creatorSilva, Jucivan Ferreira da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:33:09Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:33:09Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-23-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-23-
Data de envio: dc.date.issued2014-04-03-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20899-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/655201-
Descrição: dc.descriptionThe present study has as thematic investigate and know the means and tools that permeate the practice of the teacher in daily classroom, specifically in the 7th year of elementary school in an educational institution located in the northwestern region of Paraná. This is a survey of theoretical- practical, guided in conducting a literature search that provided the theoretical foundation through the acquisition of theoretical support regarding the use of formative assessment in the teaching and learning process and based in practical experimentation in everyday school life. We assume that the evaluation can be performed continuously, procedural and formative way, making use of various evaluation instruments in order to achieve the proposed planning teacher. The work was performed on the day of class; there was the recognition of classes and proper clarifications and explanations for all involved: students and teachers. Parallel searches were made in city libraries. After this first contact introduction and recognition of all a survey was applied through questions explored through interviews and dialogues. The study pointed out that formative assessment should be prioritized in the school routine, especially in the upper grades of elementary school, because students do not trust when the teacher talks to take note is not important, what is important is learning. It was also observed that many teachers are still rooted in their educational practice with traditional models to assess, predominantly summative evaluation. Although many studies have worry about the theme, the search is still latent identifying and overcoming the difficulties in the evaluation process.-
Descrição: dc.descriptionO presente estudo tem como temática investigar e conhecer os meios e instrumentos de avaliação que permeiam a prática do professor no dia a dia da sala de aula, especificamente no 7º ano do ensino fundamental em um estabelecimento de ensino localizado na região noroeste do Paraná. Trata-se de uma pesquisa de cunho teórico prático, pautado na realização de uma pesquisa bibliográfica que, proporcionou por meio do fundamento teórico a aquisição de subsídios teóricos a respeito da utilização da avaliação formativa no processo de ensino e aprendizagem; bem como, embasado na experimentação prática no cotidiano escolar. Partimos do pressuposto que, a avaliação pode ser realizada de forma contínua, processual e formativa, fazendo uso de variados instrumentos avaliativos, a fim de atingir o proposto no planejamento do professor. O trabalho foi realizado no dia a dia da sala de aula, houve o reconhecimento das turmas e os devidos esclarecimentos e explanações para todos os envolvidos: alunos e professores. Paralelamente pesquisas foram feitas nas bibliotecas da cidade. Após este primeiro contato de apresentação e reconhecimento por parte de todos foi aplicada uma sondagem, através de entrevistas exploradas por meio de indagações e diálogos. O estudo apontou que, a avaliação formativa deve ser priorizada no cotidiano escolar, principalmente nas séries finais do ensino fundamental, pois os alunos não confiam quando o professor fala que tirar nota não é importante, que o importante é a aprendizagem. Observou-se também que muitos professores ainda estão enraizados na sua prática educativa com modelos tradicionais de avaliar, predominando a avaliação somativa. Embora muitos estudos se preocupem com o tema, ainda é latente a busca da identificação e superação das dificuldades no processo de avaliação.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherMedianeira-
Palavras-chave: dc.subjectAvaliação educacional-
Palavras-chave: dc.subjectEducação - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectProfessores-
Palavras-chave: dc.subjectEducation - Evaluation-
Palavras-chave: dc.subjectEducation - Study and teaching-
Palavras-chave: dc.subjectTeachers-
Palavras-chave: dc.subjectEducação: Métodos e Técnicas de Ensino-
Título: dc.titleAvaliação: um desafio aos professores das séries finais do ensino fundamental-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.