Gênero em jogo: um olhar sobre personagens e as representações de tipos de feminilidades e masculinidades nos games de ação contemporâneos

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSantos, Marinês Ribeiro dos-
Autor(es): dc.creatorRomanus, Juliana Saldanha-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:33:09Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:33:09Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-15-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-15-
Data de envio: dc.date.issued2012-10-23-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/13907-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/655200-
Descrição: dc.descriptionThis monograph presents a research on representations of gender identities. This report focuses primarily on aspects of the research proposal. The theoretical research is presented below. The main lines of research were in the Design of Games for historical foundation of the study object, and setting the specific game examined. In cultural studies, were based on where the concepts of representation, identity and stereotypes. The last study was the axis of gender relations, which is in addition to extracting the very concept of gender relations, was also revised the concepts of gender identity, gender representations and stereotypes. The validation of the research took place through the analysis of a specific action game, as the title suggests and as proposed. The game was chosen for its relevance and representativeness within the universe of gaming action. Characters were selected from the analyzes and there was some theoretical concepts, achieving the objectives of the research.-
Descrição: dc.descriptionEsta monografia apresenta uma pesquisa sobre representações de identidades de gênero. Tal relato aborda, primeiramente aspectos relativos a proposta de pesquisa. A fundamentação teórica da pesquisa é apresentada em seguida. Os eixos principais de pesquisa estavam no Design de Games, para embasamento histórico do objeto de estudo, e para ambientação com o jogo específico analisado. Nos estudos culturais, de onde foram embasados os conceitos de representação, identidade e estereótipo. O último eixo de estudo foi o das relações de gênero, do qual além de extrair-se o próprio conceito de relação de gênero, também foi revisto os conceitos de identidade de gênero, representações e estereótipo de gênero. A validação da pesquisa aconteceu através da análise específica de um jogo de ação, como sugere o título e como foi proposto. O jogo foi escolhido por sua relevância e representatividade dentro do universo dos jogos eletrônicos de ação. Foram selecionados personagens e a partir das análises observou-se alguns conceitos da fundamentação teórica, alcançando os objetivos da pesquisa.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherCuritiba-
Publicador: dc.publisherDepartamento Acadêmico de Desenho Industrial-
Palavras-chave: dc.subjectJogos eletrônicos-
Palavras-chave: dc.subjectIdentidade de gênero-
Palavras-chave: dc.subjectPersonagens e características-
Palavras-chave: dc.subjectElectronic games-
Palavras-chave: dc.subjectGender identity-
Palavras-chave: dc.subjectCharacters and characteristics-
Palavras-chave: dc.subjectTecnologia em Design Gráfico-
Título: dc.titleGênero em jogo: um olhar sobre personagens e as representações de tipos de feminilidades e masculinidades nos games de ação contemporâneos-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.