Metodologias ativas: a utilização da sala de aula invertida na disciplina de filosofia no 3º ano do ensino médio

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorNicodem, Maria Fatima Menegazzo-
Autor(es): dc.contributorNicodem, Maria Fatima Menegazzo-
Autor(es): dc.contributorBerghauser, Neron Alipio Cortes-
Autor(es): dc.contributorGómez, Magela Reny Fonticiella-
Autor(es): dc.creatorGodoi, Francis Pegorer-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:33:07Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:33:07Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-23-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-23-
Data de envio: dc.date.issued2018-06-01-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20636-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/655187-
Descrição: dc.descriptionThis study had the purpose of verifying of the 3rd year high school students perception as for increase possibility the level of satisfaction in relation to the didactics philosophy teaching developed by flipped classroom and if this methodology could contribute to a critical training and conscious, aiming at a performance enables these young people in society. The need to use new philosophy teaching methodologies happened for the existence in classroom, where traditional methodologies already do not attend the educational necessities for the current generation that is immersed in technology. The verification of students’ perception in relation method was possible through observations and questionnaires applied after flipped classroom development that alternated moments in virtual classroom and classroom physics. The result was a clear students preference by an active education that involves the use of technologies that makes it só present in their daily life.-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho teve o propósito de verificar a percepção dos alunos do 3º ano do Ensino Médio quanto à possiblidade de aumento no grau de satisfação em relação à didática nas aulas de Filosofia desenvolvidas pelo método sala de aula invertida e se essa metodologia poderia contribuir para uma formação crítica e consciente, visando uma atuação ativa desses jovens na sociedade. A necessidade do uso de novas metodologias para o ensino de filosofia se deu pela vivência em sala de aula, onde metodologias tradicionais já não atendem às necessidades didáticas para a atual geração que é imersa em tecnologia. A verificação da percepção dos alunos em relação ao método foi possível através das observações e questionários aplicados após o desenvolvimento da metodologia sala de aula invertida que alternou momentos na sala de aula virtual e na sala de aula física. O resultado foi uma clara preferência dos estudantes por uma educação ativa que envolva o uso das tecnologias que se faz tão presente no cotidiano dos mesmos.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherMedianeira-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherEducação: Métodos e Técnicas de Ensino-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectEstratégias de aprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem centrada no aluno-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino – Metodologia-
Palavras-chave: dc.subjectLearning strategies-
Palavras-chave: dc.subjectStudent-centered learning-
Palavras-chave: dc.subjectTeaching – Methodology-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO-
Título: dc.titleMetodologias ativas: a utilização da sala de aula invertida na disciplina de filosofia no 3º ano do ensino médio-
Título: dc.titleActive methodologies: the use of flipped classroom in the philosophy discipline in the 3rd year of high school-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.