Contribuições do material em libras para o ensino de ciências na educação infantil

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorStadler, Rita de Cássia da Luz-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/5061895099378699-
Autor(es): dc.contributorMartins, Maria da Glória Almeida-
Autor(es): dc.contributorMunhoz, Divanir Eulália Naréssi-
Autor(es): dc.contributorStadler, Rita de Cássia da Luz-
Autor(es): dc.creatorSchulmeister, Clarice de Fátima-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:33:02Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:33:02Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-10-18-
Data de envio: dc.date.issued4999-12-31-
Data de envio: dc.date.issued2018-10-18-
Data de envio: dc.date.issued2011-04-07-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3511-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/655157-
Descrição: dc.descriptionSought, through this research, the development o a material in “LIBRAS” to contribute in the context of inclusion of deaf children in kindergarten. This research occurred in a CMEI (Municipal Center for Early Childhood Education) from Ponta Grossa, Parana state, through teaching practices carried out with twenty-six (26) students who attend kindergarten, in the class of students (06) six years of age, and that twenty-five (25) students are hearing and one (01) deaf student, suffering from severe-profound deafness and sign language user. There were footage and pictures of teaching practice in everyday situations in the classroom for five (05) days of the month of December 2008. The study took place in the science area, with the theme Pollution Environment. Activities involved vocabulary, storytelling, a movie, visit the Science Fair, exercises and games. The communication used during the process was signaled Portuguese for better understanding of students (hearing and deaf) in the acquisition of content. The material in the “LIBRAS” consists of cards with signs and written in Portuguese of the vocabularies and characters of the story. The material was validated by judges/referees (professionals and experts in the field of deafness) in the form of descriptive opinions that can be verified the importance of the material in the “LIBRAS” in the inclusive context. During the implementation of the project, the both students obtained a satisfactory learning, mediated by communication in which the material “LIBRAS” was the link for the background with the mediation of the teacher in language. This demonstrates that the material is important tool in the inclusion and that promote the deaf child and the listener learning to build knowledge, even speaking different languages. Sciences.-
Descrição: dc.descriptionBuscou-se, por meio desta pesquisa, a elaboração de um material em LIBRAS para contribuir no contexto de inclusão da criança surda na Educação Infantil. Esta pesquisa ocorreu em um CMEI (Centro Municipal de Educação Infantil) da cidade de Ponta Grossa, Estado do Paraná, por meio de práticas pedagógicas realizadas com vinte e seis (26) alunos que frequentam a Educação Infantil, na turma de alunos com (06) seis anos de idade, sendo que vinte e cinco (25) alunos são ouvintes e um (01) aluno é surdo, portador de surdez severo-profundo e usuário de Língua de Sinais. Realizaram-se filmagens e fotos das práticas pedagógicas, em situações cotidianas na sala de aula, durante cinco (05) dias do mês de dezembro de 2008. O estudo realizou-se na área de Ciências, com o tema Poluição Ambiental. As atividades envolveram o vocabulário, a contação de história, um filme, visita à feira de Ciências, exercícios e jogos. A comunicação utilizada durante o processo foi português sinalizado, para melhor compreensão dos alunos (ouvintes e surdos) na aquisição do conteúdo. O material na LIBRAS é composto por fichas com sinais e escrita, na Língua Portuguesa, dos vocabulários e personagens da história. O material foi validado por juízes/pareceristas (profissionais e especialistas na área de surdez), em forma de pareceres descritivos em que pôde ser verificada a importância do material na LIBRAS no contexto inclusivo. Durante a aplicação do projeto, tanto os alunos ouvintes quanto o aluno surdo obtiveram uma aprendizagem satisfatória, intermediada pela comunicação na qual o material em LIBRAS foi o elo para a contextualização com a mediação da professora na linguagem. Isso demonstra que o material é instrumento importante na inclusão e que propicia à criança surda e à ouvinte uma aprendizagem para a construção do saber, mesmo falando diferentes Línguas.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherPonta Grossa-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsembargoedAccess-
Palavras-chave: dc.subjectLíngua de sinais-
Palavras-chave: dc.subjectCiência - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectPrática de ensino-
Palavras-chave: dc.subjectInclusão escolar-
Palavras-chave: dc.subjectSign language-
Palavras-chave: dc.subjectScience - Study and teaching-
Palavras-chave: dc.subjectStudent teaching-
Palavras-chave: dc.subjectMainstreaming in education-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS HUMANAS-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Ciências e Matemática-
Título: dc.titleContribuições do material em libras para o ensino de ciências na educação infantil-
Título: dc.titleContributions of the material in “libras” for teaching science in early childhood education-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.