Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Bortoloto, Claudimara Cassoli | - |
Autor(es): dc.contributor | Bortoloto, Claudimara Cassoli | - |
Autor(es): dc.contributor | Santos, Ricardo dos | - |
Autor(es): dc.contributor | Almeida, Shiderlene Vieira de | - |
Autor(es): dc.creator | Oliveira, Elizabete de Almeida de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T21:32:56Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T21:32:56Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014-10-10 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21027 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/655114 | - |
Descrição: dc.description | This work was to analyze the thematic importance of playfulness, games, toys and games in teaching and learning in early childhood education process, and their importance as a means necessary for the child's development, both sensorimotor and psychological functions. Pointing concepts and consequences of play activities in early childhood education, instruments used as facilitators, to make learning happen. Since the past centuries, games, toys and games have always been present in various forms of society and in different social classes, throughout the history of mankind. But today, less and less activity has been practiced, this often occurs due to great technological advances, social change, finally, several factors have influenced so that recreational activities are left out or replaced. In this sense it is important that this matter be increasingly reflected and directed into the everyday practices in early childhood education. The study was conducted through surveys and bibliographies based on historical materialism theory critical. It is hoped that through this, there is further clarification on the play, and how it helps in the development of language in children. Therefore, it is necessary to recognize the playful activity, not only as a pastime but also as a means to stimulate the cognitive development of the child. | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho teve como temática analisar a importância do lúdico, jogos, brinquedos e brincadeiras no processo de ensino e aprendizagem na educação infantil, e a importância dos mesmos como meio necessários para o desenvolvimento da criança, tanto sensório-motor como das funções psicológicas. Apontando conceitos e conseqüências das atividades lúdicas na educação infantil, utilizadas como instrumentos facilitadores, para que o aprendizado aconteça. Desde os séculos passados, os jogos, brinquedos e brincadeiras sempre estiveram presentes nas diversas formas de sociedade e nas diferentes classes sociais, ao longo da história da humanidade. Porém hoje, cada vez menos essa atividade tem sido praticada, isso muitas vezes ocorre, devido aos grandes avanços tecnológicos, as transformações sociais, enfim, diversos fatores têm influenciado para que as atividades lúdicas sejam deixadas de lado ou substituídas. Nesse sentido é importante que este assunto seja refletido cada vez mais e direcionado nas práticas cotidianas na educação infantil. O trabalho foi realizado por meio de pesquisas bibliografias e fundamentado na teoria materialismo histórico crítico. Espera-se que por meio deste, haja um maior esclarecimento sobre o lúdico, e como ele auxilia no desenvolvimento e aprendizagem da criança. Portanto, faz-se necessário reconhecer a atividade lúdica, não só como passa-tempo, mas também como meio estímulo para o desenvolvimento cognitivo da criança. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Medianeira | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Educação: Métodos e Técnicas de Ensino | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação de crianças | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino - Meios auxiliares | - |
Palavras-chave: dc.subject | Early childhood education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Learning | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teaching - Aids and devices | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | - |
Título: dc.title | A importância do lúdico no processo de ensino aprendizagem na educação infantil | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: