Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Nunez, David Lira | - |
Autor(es): dc.contributor | Nunez, David Lira | - |
Autor(es): dc.contributor | Ramalho, Denise Alves | - |
Autor(es): dc.contributor | Galante, Renan Manozzo | - |
Autor(es): dc.creator | Flegler, Lucas Aguilar | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T21:32:54Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T21:32:54Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-13 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-13 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-12-03 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/11824 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/655102 | - |
Descrição: dc.description | The present work is about a project that analyzes an inertia dynamometer transmission, with the goal of get the torque and power of an internal combustion prototype vehicle to reach a better energetic efficiency of a small size vehicle. This vehicle is developed as an extension project at UTFPR-GP, and participates at the Shell Eco-marathon competition. In this context, the work approaches theoretical studies as physical principles of mechanics, state of art of the inertia dynamometers, basics studies of some electronic devices and the tool DFMEA as a cornerstone on the conduction of the development of this work that will help on the final creation of the project. The work counts with the support of softwares for the elaboration of technical drawings, 3D modeling and virtual simulations, for a future real fabrication. As final considerations, it’s believable that the obtained results are satisfactory, due to the confiability on the methods used, with consolidated tools in industrial projects, assisting for a better energetic efficiency of the vehicle, and supporting all the necessary loads for its proper operation. | - |
Descrição: dc.description | O presente trabalho trata de um projeto que analisa a transmissão de um dinamômetro inercial, com a finalidade de obter o torque e a potência de um veículo protótipo à combustão interna para obter uma melhor eficiência energética num veículo de pequeno porte. O veículo em questão é desenvolvido como um projeto de extensão da UTFPR-GP, e participa da competição Shell Eco-Marathon. Nesse contexto, o trabalho levanta fundamentos teóricos como princípios físicos da mecânica, estado da arte de dinamômetros inerciais, noções básicas de alguns dispositivos eletrônicos e a ferramenta DFMEA como pilar na condução do desenvolvimento da proposta de TCC, que auxiliará na criação do projeto final. O trabalho conta com o auxílio de softwares para a elaboração de desenhos técnicos, modelagem em 3D e simulações virtuais, para uma futura fabricação. Como considerações finais, acredita-se que os resultados obtidos sejam satisfatórios, devido à confiabilidade no método utilizado, por meio de ferramentas consolidadas em projetos mecânicos, contribuindo para uma melhor eficiência energética do veículo, e suportando todas as cargas necessárias para seu correto funcionamento. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Guarapuava | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Engenharia Mecânica | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Medição | - |
Palavras-chave: dc.subject | Projetos de engenharia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Engenharia mecânica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Measurement | - |
Palavras-chave: dc.subject | Engineering design | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mechanical engineering | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::ENGENHARIAS | - |
Título: dc.title | Projeto mecânico de um dinamômetro inercial para análise do veículo de alta eficiência energética da equipe UTECO | - |
Título: dc.title | Mechanical project of an inertia dynamometer for analysis of a high energy efficiency vehicle | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: