Os níveis de desenvolvimento do pensamento geométrico: o aprendizado do conteúdo de polígonos numa perspectiva do modelo Van Hiele

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorTocha, Neusa Nogas-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/6350802854129333-
Autor(es): dc.contributorTocha, Neusa Nogas-
Autor(es): dc.contributorCosta, Deise Maria Bertholdi-
Autor(es): dc.contributorManholi, Patrícia Aparecida-
Autor(es): dc.creatorNagata, Rosenilda de Souza-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:32:41Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:32:41Z-
Data de envio: dc.date.issued2016-08-25-
Data de envio: dc.date.issued2016-08-25-
Data de envio: dc.date.issued2016-02-04-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1615-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/655019-
Descrição: dc.descriptionThis work studies the van Hiele model, the levels of development of geometric thinking and its learning phases. Using this knowledge, we prepared a Research Instrument to identify the Level of Development in Geometric Thinking (Levels of van Hiele) of Middle School students, related to contents of Polygons. We have applied this Research Instrument to 237 students from a public school (state) in Curitiba, and we made an analysis of the acquired data. We have improved the Instrument’s questions so that it can be used by teachers during the class. Helping to identify to which level content the student belongs, related to the proposed.-
Descrição: dc.descriptionNeste trabalho estudamos o Modelo de van Hiele, os níveis de desenvolvimento do pensamento geométrico e fases de aprendizagem. Utilizando esse conhecimento elaboramos um Instrumento de Pesquisa a fim de identificar o Nível de Desenvolvimento do Pensamento Geométrico (Níveis de van Hiele) dos alunos do Ensino Fundamental II em relação ao conteúdo de Polígonos. Aplicamos este Instrumento de Pesquisa a 237 alunos de um colégio público (estadual) em Curitiba e realizamos uma análise dos dados obtidos. Aperfeiçoamos as questões do Instrumento de modo que possa ser utilizado pelo professor em sala de aula, auxiliando no diagnóstico do nível que o aluno de encontra em relação ao conteúdo proposto.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherCuritiba-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherMestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectGeometria - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectPolígonos-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectPrática de ensino-
Palavras-chave: dc.subjectMatemática - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectMatemática-
Palavras-chave: dc.subjectGeometry - Study and teaching-
Palavras-chave: dc.subjectPolygons-
Palavras-chave: dc.subjectLearning-
Palavras-chave: dc.subjectStudent teaching-
Palavras-chave: dc.subjectMathematics - Study and teaching-
Palavras-chave: dc.subjectMathematics-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA-
Título: dc.titleOs níveis de desenvolvimento do pensamento geométrico: o aprendizado do conteúdo de polígonos numa perspectiva do modelo Van Hiele-
Título: dc.titleThe levels of development on geometric thinking: the learning of content of polygons from the Van Hiele model perspective-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.