Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Barbosa, Línlya Natássia Sachs Camerlengo de | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0001-7826-686X | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/7491007150992831 | - |
Autor(es): dc.contributor | Barbosa, Línlya Natássia Sachs Camerlengo de | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0001-7826-686X | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/7491007150992831 | - |
Autor(es): dc.contributor | Gonçales, Mirian Maria Andrade | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0001-5004-6320 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/1268942033771382 | - |
Autor(es): dc.contributor | Miarka, Roger | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0002-0633-8446 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/2746633087499932 | - |
Autor(es): dc.creator | Lopes, Wanderson Rocha | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T21:32:38Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T21:32:38Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-04-30 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-04-30 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-02-24 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24886 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/655004 | - |
Descrição: dc.description | Acompanha: Complexos de estudo: uma proposta formativa para a educação do campo. | - |
Descrição: dc.description | This research operates on the threshold of some themes based on past experiences in a teacher training course at a rural school. The course was developed in nine meetings with the teachers of the initial grades of Elementary School. It took place in the spaces of the Municipal Rural School Trabalho e Saber, located in a rural settlement of agrarian reform, called Eli Vive I. In this course, we aim to assist teachers in the planning of classes based on a pedagogical proposal elaborated collectively by the Landless Workers’ Movement. Thus, the course led to an immersion in themes such as Rural Education, the history of the school and the Movement’s pedagogical proposal. With a cartographic methodological practice, we try to open up to the potentiated experiences in a space such as this, mindful of the various assemblages of heterogeneous elements involved. We seek to investigate the tensions, as producers of knowledge, in the encounter between a curricular proposal of a rural social movement and the subjects of different involvement with this reality. Throughout the course, methods began to take shape, such as audio recording of the meetings, the researcher’s field notes, material produced for the course and activities and notes made by the course participants. The composition of the data produced was carried out to provide the reader with the potential of such experiences in the field. | - |
Descrição: dc.description | Nossa pesquisa opera no limiar de alguns temas partindo de experiências passadas em um curso de formação de professores de uma escola do campo. O curso foi desenvolvido em nove encontros com os professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Ocorreu nos espaços da Escola Municipal do Campo Trabalho e Saber, localizada em um assentamento rural de reforma agrária, chamado Eli Vive I. Nesse curso, objetivamos auxiliar os professores no planejamento de aulas fundamentadas em uma proposta pedagógica elaborada de forma coletiva pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra. Dessa forma, o curso levou a uma imersão em temas como Educação do Campo, a história da escola e a proposta pedagógica do Movimento. Com uma prática metodológica cartográfica, procuramos nos abrir para as experiências potencializadas em um espaço como esse, atentos aos agenciamentos dos vários elementos heterogêneos envolvidos. Buscamos investigar as tensões, enquanto produtoras de conhecimento, no encontro entre uma proposta curricular de um movimento social do campo e os sujeitos de diferentes envolvimentos com essa realidade. Durante o curso, métodos foram tomando contornos, como gravação de áudio dos encontros, diário de campo do pesquisador, material produzido para o curso e atividades e anotações feitas pelos participantes do curso. A composição dos dados produzidos foi realizada buscando agenciar o leitor às potências de tais experiências em campo. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Londrina | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação rural | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escolas rurais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Professores - Formação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Movimentos sociais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Planejamento educacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Education, Rural | - |
Palavras-chave: dc.subject | Rural schools | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teachers, Training of | - |
Palavras-chave: dc.subject | Social movements | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educational planning | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Ciências e Matemática | - |
Título: dc.title | Tensões em um curso de formação de professores de uma escola do campo | - |
Título: dc.title | Tensions in a teacher training course at a rural school | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: