Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Zatta, Leandro | - |
Autor(es): dc.contributor | Zatta, Leandro | - |
Autor(es): dc.contributor | Ferri, Elídia Aparecida Vetter | - |
Autor(es): dc.contributor | Teixeira, Sirlei Dias | - |
Autor(es): dc.creator | Luft, Anaxágora Rodolfo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T21:32:37Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T21:32:37Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015-06-17 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14874 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/654997 | - |
Descrição: dc.description | The Chemistry teaching-learning process is often considered by high school students as tiring and abstract. Not only these factors, insecurity of students to express their opinions in front of teachers, it causes many times students come back home still having doubts about the class. In this study it was used a technological resource aiming the teaching-learning process more efficient, which students will not feel oppressed by exposing their questions and thoughts about subject of Chemistry, even making the school become dynamic and attractive. In this context it was developed a page on the social network Facebook® stick on me than you will pass) by creating a virtual environment where students can interact with each other without the teacher's embarrassment. However, the teacher which is responsible for the page can guide the discussion, making posts about chemistry to awaken the students’ interest and curiosity. However, the teacher is not the only who can guide the discussions, those students, exposing their doubts on the page could end up generating discussions among them, and also resolve questions of others students. This teaching methodology was applied in public school system and pre-university course, and a study about the use of the social networking was conducted, seeking to ascertain the effectiveness and feasibility of this type of resource for teaching chemistry. | - |
Descrição: dc.description | O processo ensino-aprendizagem de Química muitas vezes é considerado pelos alunos do ensino médio como cansativo e abstrato. Não bastasse esses fatores, a insegurança dos alunos ao expor suas opiniões diante dos professores, faz com que muitas vezes o aluno retorne para casa ainda com dúvidas sobre a aula. Neste trabalho foi utilizado um recurso tecnológico objetivando que o processo ensino-aprendizagem seja mais eficiente, onde alunos não se sintam oprimidos ao expor suas dúvidas e seus pensamentos sobre a disciplina de Química, fazendo ainda com que o ensino se torne dinâmico e atrativo. Neste contexto desenvolveu-se uma página na rede social Facebook® (Cola em Mim que VoCê Passa) criando um ambiente virtual onde alunos possam interagir entre si, sem o constrangimento do professor. No entanto o professor responsável pela página pode orientar as discussões, fazendo postagens relacionadas à Química que despertem o interesse e a curiosidade dos alunos. Contudo, não somente o professor pode orientar os debates, os alunos, ao exporem suas dúvidas na página podem acabar gerando discussões entre eles, e também, solucionar as dúvidas dos demais. Essa metodologia de ensino foi aplicada em colégio da rede pública de ensino e um curso pré-vestibular, e um estudo a respeito da utilização da rede social foi realizado, visando saber a eficácia e viabilidade desse tipo de recurso para o ensino de Química. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Pato Branco | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Departamento Acadêmico de Química | - |
Publicador: dc.publisher | Licenciatura em Química | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino - Metodologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino - Meios auxiliares | - |
Palavras-chave: dc.subject | Química - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Redes sociais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teaching - Methodology | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teaching - Aids and devices | - |
Palavras-chave: dc.subject | Chemistry - Study and teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Social networks | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA | - |
Título: dc.title | Aplicação da rede social facebook no processo ensino-aprendizagem da disciplina de química para alunos do ensino médio e cursinho pré-vestibular | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: