Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Juliano, Joice Maria Maltauro | - |
Autor(es): dc.creator | Maffissoni, Joice | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T21:32:32Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T21:32:32Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2012-03-01 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20343 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/654963 | - |
Descrição: dc.description | This paper is a brief investigation about the teenagers in Youth and Adult Education with a focus in the City of St. Helena - PR, mainly aspects that are desirable for a new direction of the country's education system, mainly because it is a mode to become a need to ensure these students "marginalized" from major opportunity for the construction of citizenship. Because it is a mode of education by law, is also a matter of fairness and inclusion, which has long been violated by illiteracy. The Youth and Adult Education - adult education - actually represents a new possibility for the right to education, mainly because it is not a process seen through the eyes of "favors," it is a right guaranteed by the Constitution of the country de1988. To accomplish this research conducted a study of the history of adult education, since the story of the same mix with the history of basic education, which is a legacy marked by public policies. Along with survey data on the presence in the education of adolescents and young adults in Santa Helena. It was noticed that these students are part of adult education in the labor market, or expect him to join and not only to seek certification of education to maintain their professional status, but plan to finish high school for upward social mobility and profisssionalmente, breaking barriers prejudiced usually implemented as a function of a great desire to learn. | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho faz uma breve investigação acerca dos adolescentes na Educação de Jovens e Adultos com foco no Município de Santa Helena – PR, principalmente por que são aspectos oportunos para um novo direcionamento do Sistema Educacional do País, principalmente por ser uma modalidade que tornar-se uma necessidade de garantia a esses educandos “marginalizados” de oportunidade fundamental para a construção de sua cidadania. É por ser uma modalidade de ensino por Direito, é também uma questão de igualdade e de inclusão, que há muito tempo foi violada pelo analfabetismo. A Educação de Jovens e Adultos – EJA – atualmente representa uma nova possibilidade ao direito à educação, principalmente porque não se trata de um processo visto com olhos de “favores”, trata-se de um direito garantido pela Constituição Federal do País de1988. Para se concretizar essa pesquisa realizou um estudo da trajetória da EJA, já que a história da mesma se mistura com a história da educação básica, onde se encontra uma herança marcada por políticas publicas. Juntamente com levantamentos de dados a respeito da presença dos adolescentes na educação de jovens e adultos em Santa Helena. Percebeu-se que esses alunos da EJA estão inseridos no mercado de trabalho, ou ainda esperam nele ingressar e não visam apenas à certificação da escolaridade para manter sua situação profissional, mas planejam concluir o Ensino Médio para ascender socialmente e profisssionalmente, rompendo barreiras preconceituosas, geralmente transpostas em função de um grande desejo de aprender. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Medianeira | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação de adultos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Alfabetização de adultos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estudantes | - |
Palavras-chave: dc.subject | Adult education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Adult literacy | - |
Palavras-chave: dc.subject | Students | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Profissional Integrada a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos | - |
Título: dc.title | A presença dos adolescentes na educação de jovens e adultos em Santa Helena | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: